Como Fazer Financiamento de Veículos

Como Fazer Financiamento de veículos através dos bancos pelo contrato leasing ou CDC, veja qual deles é melhor e como proceder na hora do financiamento.


O financiamento de veículos é o método preferido pelos brasileiros, as facilidades oferecidas pelos bancos e financeiras atraem o público que deseja adquirir ou trocar um automóvel.

Mas apesar de ser algo simples, muitas pessoas ficam na dúvida de como fazer financiamento de veículos, principalmente quando descobre que há dois tipos de financiamento.

O Leasing é aquele financiamento onde o automóvel fica no nome da financeira até que a dívida seja quitada, nesse caso se você compra um carro em 24 meses ele só será transferido para o seu nome quando você terminar de pagar a última parcela.

Já o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é outra forma de como fazer financiamento com bancos, nesse caso a instituição financeira te dá o valor do carro como se fosse um empréstimo e assim você adquire o automóvel a vista, pagando apenas as parcelas para o banco.

Como Fazer Financiamento e Qual a Melhor Opção

Quem tem conta corrente em bancos pode entrar em contato com o seu gerente e pesquisar qual é a melhor forma de como fazer financiamento de veículos.

Há alguns bancos que oferecem créditos disponíveis de financiamento para os clientes que possuem bom relacionamento, isso é, estão com o nome limpo e não possuem nenhum débito com a instituição.

Financiamento de Veículos

Muitas vezes esse crédito é no sistema CDC, o carro adquirido fica no nome do proprietário – e não no nome do banco como no Leasing – mas fica alienado à instituição financeira.

Caso você não consiga quitar as parcelas, o banco assume a dívida e retira o automóvel de você. No caso do CDC o cliente paga taxas de juros segundo o IOF, o que já não acontece quando ele opta pelo Leasing onde as taxas de juros são maiores.

Quem Vai Decidir o Tipo de Financiamento

Nas concessionárias quem chega sem saber como fazer financiamento de veículos acaba sendo orientado a optar pelo Leasing, já que os agentes recebem ganhos maiores com este tipo de contrato.

O banco pode optar por te oferecer o CDC, mas isso vai depender da sua situação financeira, já que ele precisa assegurar que terá o dinheiro emprestado de volta através do pagamento das parcelas do financiamento.

Na dúvida fale com o seu gerente e peça uma simulação para saber qual dos financiamentos terá juros menores e qual deles te dará parcelas que cabem no seu bolso, para você não se endividar e acabar perdendo o carro.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.