Viajar com IPVA Atrasado da Multa e Apreensão?

Viajar com IPVA Atrasado pode gerar muitas penalidades como multa, perda de pontos na carteira e a apreensão do veículo que acarretará em mais despesas...

Muitas pessoas ficam em dúvidas a respeito das penalidades que elas poderão sofrer caso resolvam Viajar com IPVA Atrasado.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa cobra pelos Estados e também pelo Distrito Federal para licenciar os veículos.

Todos os donos de automóveis são obrigados a pagar esse imposto anualmente, o valor do IPVA é definido de acordo com o valor do automóvel e cada Estado usa uma fórmula para calcular o valor do imposto a ser cobrado dos motoristas.

Mas assim como tem a opção de cobrar, o Estado também oferece algumas condições para que o condutor não fique com o IPVA atrasado, oferecendo desconto no pagamento a vista ou permitindo que o valor seja parcelado em três, quatro ou cinco parcelas.

Essas facilidades ajudam e muito o dono do veículo, mas mesmo assim há quem não consegue quitar e acaba com dúvida em relação a poder ou não Viajar com IPVA Atrasado.

O Que Acontece Com o Carro Com IPVA Atrasado

Quem decidir Viajar com IPVA Atrasado pode ser parado pela fiscalização e ter alguns problemas. Isso acontece porque sem quitar o imposto, o condutor não recebe o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e sem este documento ele está com débitos junto ao Governo.

Quando o condutor é parado por guardas do trânsito e precisa mostrar os documentos, o CRLV é um dos documentos exigidos e sem ele o guarda poderá aplicar multa no valor de R$ 191,54, pontuar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda apreender o veículo.

É por este motivo que não é aconselhado Viajar com IPVA Atrasado, quem for pego sofrerá todas essas penalidades que gerarão prejuízos financeiros altos além da perda dos pontos na carteira.

IPVA Atrasado

Quem está com o IPVA atrasado deve regularizar a situação junto ao Estado e parcelar a dívida ou então quitá-la de uma vez para não ser prejudicado ou deixar de usar o veículo.

Para parcelar o IPVA atrasado entre em contato com a Secretaria da Fazenda do seu Estado e verifica as facilidades oferecidas, muitas vezes essas informações estão disponibilizadas no próprio site da Secretaria e você não precisa perder tempo em filas de atendimento de órgãos estaduais.

Assim que regularizar a situação o veículo poderá circular normalmente, porém o condutor não deve esquecer de estar sempre com o CRLV no carro, pois mesmo com o documento em dia, que não estiver com ele na hora da abordagem recebe multa de R$ 53,20 e ainda perde 3 pontos na CNH.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.
  • nayara

    Ola tenho uma duvida, meu ipva 2016 esta atrasado, porem licenciamento de 2016 esta ok, seguro dpvat esta pago de 2016, final da palca é 0 tenho ate 31/12/2016 para fazer o licenciamento para 2017. Posso viajar normalmente, sem levar multa pela fiscalização? tenho ate 31/12 pra quitar ipva 2016 e licenciar? correto?

  • Romulo Silva

    Tenho uma dúvida sobre isso …
    Por exemplo do caso IPVA 2016 que ainda não paguei … mas estou com o documento 2015 tudo ok e tenho prazo de licenciamento até Novembro para ter o doc 2016 , mesmo nesse caso posso ser apreendido pela fiscalização ?

  • juaaara

    ipva atrasado e licenciamento em dia não dá nada

  • eu

    como vai ter apressão do veiculo se é um imposto da receita federal e não do Detran. acho que esta equivocado com suas teorias.

  • Kelton

    O que acontece se o proprietário apenas deixar para lá o pagamento do IPVA? Tipo, colidi o carro, e prejudicou o motor, como estou sem grana para o reparo, trouxe o carro em um reboque para minha residência e o deixei no quintal, para quando um dia, sabe-se lá quando, eu tiver condições, fazer o reparo, e como não estou usando, não irei pagar nada, qual o problema que isso implica?

  • willymcgregory

    como alguém pode colocar uma informação dessa?

    o IPVA atrasado não é motivo de apreensão ou retenção;

    acontece que, se o IPVA estiver atrasado, não se licencia o veículo;

    porisso fique atento à data de licenciamento através do final placa

  • Ruan

    Fui pego ontem com a moto com documentos atrazadados o guarda aplicou uma muta na minha cartera.. Mas a o documentos damoto nao estao no meu nome essa pontuação vai pra minha cartera habilitação? Ela ainda er permissao