CESPE Concursos Aplica Provas por Computador

CESPE Concursos desenvolveu um método para aplicar provas através do computador e evitar qualquer tipo de fraude por meio de uma conexão segura.


O CESPE Concursos está inovando na sua metodologia de aplicar provas. A inovação que a tecnologia tem promovido irá revolucionar também a forma como os concursos públicos são realizados, pelo menos é este o desejo do CESPE UnB.

Através de computadores os candidatos farão a prova, o que deve melhorar todo o processo de criação e aprovação dos testes deixando mais rápido e prático e evitando fraudes ou problemas.

Para chegar ao novo método de aplicação de provas o CESPE Concursos tem estudado diversas opções, chegando a testar o software escolhido para este fim que foi chamado de Testagem Adaptativa Computadorizada (CAT – na sigla em inglês).

O CAT consegue avaliar o candidato de uma forma muito mais dinâmica que a prova tradicional que é conhecida nos dias atuais. Hoje, quem presta o concurso recebe, no dia da prova, um caderno com perguntas e uma folha para assinar as respostas.

Com essa folha preenchida os recrutadores verificam quem fez as melhores pontuações e convocam os candidatos que mais acertaram as questões para os próximos testes do processo seletivo.

Quando a prova é dissertativa a correção fica ainda mais difícil e demorada, pois não há folhas de respostas para a contagem de pontos, exigindo mais atenção do recrutador.

CESPE Concursos método novo

Com o método novo do CESPE Concursos o concurseiros terão uma lista de questões a serem respondidas e conforme forem acertando os itens, outros com maior dificuldade, relacionados com aquele tema, serão apresentados.

Dessa forma os candidatos mais bem preparados serão conhecidos pelo próprio sistema e o resultado será gerado por meio da chamada “Teoria de Reposta ao Item” (TRI).

CESPE provas concursos computador

A coordenação do CESPE UnB acredita que o CAT trará muitos benefícios, entre eles a agilidade no cálculo da nota que será dada logo no final do teste.

Mas não é só esse, pensando na economia de papel, os testes computadores do CESPE Concursos irá colocar fim ao gasto com cadernos de provas e folhas de resposta, ajudando não só na economia da instituição, mas também contribuindo para o bem do Planeta.

A ideia é reforçar os testes já feitos para que em breve o CAT seja aplicado em larga escala nos próximos anos, não apenas nos concursos públicos, mas em outros testes aplicados pela Universidade de Brasília, que é uma das principais instituições de ensino do país.

  • CESPE Concursos com Inscrições Abertas
  • Concursos com vagas abertas 2014

CESPE UnB oferecerá o método para outras instituições

O CESPE UnB já administrou provas para instituições como o SENAI, SESI, além de testes para ENEM, Prova Brasil, Enade e outros.

Com a aplicação de provas em computadores será possível oferecer administração de diversos processos seletivos através do CAT, uma programa especial do CESPE Concursos.

As avaliações on-line poderão ser feitas por escolas, universidades, para certificações de proficiência em diversas áreas e também para concursos públicos.

Ainda em fase de amadurecimento, o método revolucionário deve começar a ser aplicado nos próximos anos, assim que todos os estudos referentes ao funcionamento do programa sejam concluídos.

Para evitar fraudes, de qualquer tipo, o sistema ligará os candidatos de todo Brasil ao computador central que fica em Brasília através de um sistema criptografado, garantindo que a prova seja inviolável. Acesse o site do CESPE.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.