Detran MG Licenciamento e Taxas do IPVA

Saiba quanto é a taxa Detran MG Licenciamento e o que é necessário pagar para poder fazer o licenciamento anual obrigatório em Minas Gerais


Todos os anos os condutores precisar realizar o licenciamento de seus veículos. A lei é válida para todo o Brasil e quem emite o documento é o Departamento Estadual de Trânsito, no caso de Minas Gerais é o Detran MG Licenciamento.

O site do Detran MG te oferece todas as informações necessárias para realizar este procedimento, além de informar telefones e endereços para retirar dúvidas.

Para poder solicitar o Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) é necessário que o proprietário do veículo agende a inspeção para que o Detran autorize as condições de uso do veículo.

Em Minas Gerais o Detran MG estabeleceu algumas datas para o licenciamento, os carros com placas com final 1, 2 ou 3 precisam fazer o licenciamento durante o mês de junho. Placas com final 4, 5 ou 6 fazem o Detran MG Licenciamento no mês de julho, e as placas com final 7, 8, 9 ou 0 fazem no mês de agosto.

Taxa Detran MG Licenciamento

Para poder realizar o licenciamento de seu veículo é necessário prestar atenção se:

  •  o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) daquele ano foi pago;
  •  se a taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) foi paga;
  •  se há multas de trânsito e
  •  se o seguro obrigatório (DPVAT) foi quitado

Para fazer o Detran MG Licenciamento é necessário pagar a taxa que custa R$75,19, a taxa é emita junto com o Guia de Arrecadação do IPVA que chega nas residências sempre no primeiro mês do ano.

Detran MG IPVA

Se você não recebeu, pode emitir a segunda vida da Taxa de Licenciamento pela internet, assim como a guia do IPVA. No site do Detran foi encontra as informações de como emitir esses boletos para quitar suas dívidas.

É também no site do Detran MG que você pode consultar se há multas no carro, com o número do RENAVAM você pesquisa e  já vê se é possível quitar os eventuais atrasos que constar no documento do veículo.

Se você está com tudo normalizado, isto é, com a taxa paga, sem multas e sem valores pendentes já pode agendar o licenciamento do veículo.

Após a inspeção, o carro recebe o CRLV daquele ano que deve ser levado para todos os lugares, caso você seja parado em uma vistoria, o documento atual deve ser mostrado, provando que o veículo tem condições de estar nas ruas.

  • Detran Multas de Trânsito
  • Tabela de Multas de Trânsito

Riscos de não ter licenciamento

Mas o CRLV, como explica do site do Detran MG, só emite tal documento quando não houver nem tipo de débito ou irregularidade cadastral. Todos esses procedimentos são essenciais para o Detran MG Licenciamento.

Que estiver trafegando sem o CRLV do ano atual pode ser multado ou até mesmo ter o veículo apreendido. Vale a pena regularizar o veículo para não ter problemas futuros.

Acesse o site do Detran MG e tire todas as suas dúvidas sobre o licenciamento. Se preferir confira, também no site, os endereços e telefones de atendimento caso haja dúvidas que você não encontre a resposta no site da instituição.

-
Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *