Dicas de Mestre para Concurseiros e Estudantes

Concurseiros e Estudantes fiquem atentos as dicas do Prof. André Prado que irão lhe ajudar bastante na hora dos estudos para prestar qualquer exame.


Com raras exceções, nos dias atuais alguns jovens preferem estudar com a internet conectada, ouvindo músicas, celular ligado entre outros. As gerações anteriores agiam de forma justamente oposta. O silêncio era primordial para os estudos. A questão se dava devido ao fato de que quanto mais um estudante conseguia se concentrar, maiores eram as suas chances de êxito em uma avaliação.

Para a realização de um bom estudo, muitas vezes é necessário evitar tudo o que possa interromper o raciocínio. Portanto, estar com bate-papo ativado, enviando mensagens pelo celular ou música alta chegando aos ouvidos, pode ocasionar distrações e interrupções. No momento de estudar é interessante se desconectar de tudo o que possa afetar a concentração.

Dicas Importantes de Estudos na Internet

Lembre-se também que a qualidade do tempo ao qual se dedicará a esta atividade, é mais importante do que a quantidade do tempo se não estiver estudando corretamente. Desta forma, caso possa ter um local adequado no aspecto ergonômico, que não cause distrações e interrupções desnecessárias, perceberá que poderá melhorar a fixação do conteúdo estudado.

Ter boas fontes bibliográficas também é algo muito útil. Confiar que todo material a estudar está na internet, merece extrema cautela. Existem certas bases de dados sem credibilidade que podem ser alimentadas por usuários de computadores.

Caso tenha de utilizar a rede mundial para estudar, prefira páginas confiáveis, ou seja, aquelas de cunho científico, como: revistas eletrônicas de Universidades renomadas, bases de dados científicas, Google Acadêmico entre outras fontes confiáveis.

Dicas para Concurseiros

Já aos concurseiros, nomenclatura utilizada às pessoas que estudam muito para realizar o concurso público visando a obter uma carreira mais estável, algumas dicas interessantes podem ser seguidas. Em geral, muitas provas possuem um percentual de questões razoavelmente fáceis, medianas e difíceis. Os dois primeiros níveis merecem atenção para não se cometer erros tolos.

Como São Definidas Questões de Concursos

Entretanto, o nível de questões difíceis é extremamente seletivo, merecendo interpretação e atenção redobrada para não errar. O conselho para concurseiros é: dedique-se muito!

Não existe mágica. Existem pessoas que acreditam que podem passar em um concurso público concorrido usando apenas a sorte. Estas pessoas estão apenas perdendo o dinheiro de suas inscrições e material didático muitas vezes adquirido.

Imagine por exemplo que no concurso a ser prestado existam quatro provas com cinqüenta questões cada e todas com alternativas das letras de “a” até a letra “e”. Gabaritar ou acertar a maioria das questões sem estudar é um ato praticamente impossível.

Caso acredite que possa passar no concurso escolhendo aleatoriamente todas as opções sem ter conhecimento do que está fazendo, sugiro que opte por tentar os sessenta números da Mega Sena. Tudo é uma questão de probabilidade estatística.

Em outras palavras, não perca o seu tempo ou dinheiro se não estiver preparado para disputar um concurso público, a não ser que queira ter a experiência de prestar um. Estude bastante que a sua possibilidade de sucesso será bem maior.
Prof. André Prado

-
Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor:

Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil.

Mais deste autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *