Como Sacar FGTS Retido na Caixa Econômica

Por com 3 Comentários

Como sacar FGTS retido? Saiba quais são as situações que pode sacar FGTS retido para construção, casamento, inativo, justa causa e documentos necessários.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador, mas para sacar FGTS retido na Caixa Econômica é necessário seguir algumas regras estabelecidas pelo Governo Federal.

O FGTS é depositado mensalmente pela empresa contratante e esse valor vai sendo acumulado e acrescido de rendimentos. O objetivo desse programa é ajudar o profissional a formar um patrimônio, por isso é possível fazer o saque para comprar imóveis, por exemplo.

Independente de quanto você já tenha acumulado no FGTS, o saque só poderá ser feito em algumas situações como você verá a seguir. O que é importante dizer é que este valor é um benefício seu e que não será tirado em hipótese alguma e continuará rendendo na Caixa Econômica até que você possa sacá-lo.

Quando sacar FGTS retido

Há 17 motivos que autorizam o trabalhador a sacar FGTS retido na Caixa Econômica. Mas há algumas que são mais conhecidas pelos trabalhadores que são:

  • Em caso de demissão sem justa causa;
  • Fim do contrato com prazo determinado
  • Aposentadoria
  • Rescisão de contrato por extinção da empresa (parcial ou total)
  • Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida de financiamento habitacional

Esses são os motivos para sacar o FGTS retido mais conhecidos, mas há outros como casos de doenças em estágio terminal, quando o trabalhador completa 70 anos, quando o trabalhador descobre ser portador do vírus HIV positivo, quando o trabalhador estiver com câncer, quando a empresa contratante entrar em falência e outros.

como Sacar FGTS Retido

Pedi demissão posso sacar o fundo de garantia?

Essa é a dúvida de muitas pessoas que deixam de procurar novos projetos profissionais com medo de perder o Fundo de Garantia. Se você pediu ou vai pedir demissão de um emprego e quer saber se poderá sacar FGTS retido saiba que a resposta é sim!

Você poderá sacar o valor retido, mas só se ficar no mínimo três anos sem trabalhar com registro em carteira. Com passar desses três anos sem registro você poderá sacar o FGTS na Caixa Econômica no mês do seu aniversário.

Mas preste muita atenção, o dinheiro só será liberado se passar esses três anos sem registro em carteira, caso consiga um emprego antes desse período o valor do FGTS será somado com os depósitos que a nova empresa contratante fizer.

Documentos necessários para sacar FGTS

Para sacar FGTS retido na Caixa Econômica é necessário levar uma documentação para comprovar o motivo do saque. Em caso de demissão sem justa causa você terá que levar um documento de identidade, a carteira profissional, o Cartão Cidadão ou o número do PIS e o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho entregue pela empresa durante a homologação.

Em outros casos você terá que apresentar uma documentação diferente e o site da Caixa Econômica lista os documentos necessários nos 17 casos onde é possível sacar FGTS retido.

Na maioria das vezes os documentos serão os mesmos: carteira de trabalho, número do Cartão Cidadão ou PIS e documento de identidade.

O que vai mudar são os documentos como a carta que comprova a aposentadoria, o laudo médico que ateste que o trabalhador está com o vírus positivo da AIDS ou com câncer. Todas as informações podem ser tiradas no site da Caixa.

Sobre o Autor

Sobre o Autor: Grazielle Dias cursou moda na IED BRASIL no Rio de Janeiro, morou 2 anos em Milão na Itália quando seus pais foram transferidos para presidir uma multinacional e hoje trabalha com artigos voltados para o publico feminino com dicas de moda e tudo que faça parte do mundo feminino. .

Assinar

Gostou desse artigo? Então se inscreva e receba várias novidades.

Contém 3 Comentários

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. JULIENY CUNHA DA SILVA disse:

    BOA NOITE,PASSEI 1 ANO E 1 MES EM UMA EMPRESA,NO QUAL,PEDI
    DEMISSÃO,PORÉM O VALOR QUE TENHO RETIDO E DE MENOS DE 700,00R$,QUERO SABER SE POSSO RESGATAR ESSE VALOR EM
    MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO,E SE POSSO, COMO DEVO ME PROCEDER, MANDEM UMA RESPOSTA PARA MIM POR FAVOR
    FICAREI MUITO GRATA.

    AGRADECE: JULIENY C. DA SILVA

  2. alex disse:

    E um absurdo , o FGTS retido , deveria ser movimentado pelo trabalhador a qualquer momento, e não com 03 anos desempregado e quando se aposentar. Esse dinheiro seria de bom uso. Se tivessemos políticos interessados em aprovar uma lei , para sacar esse dinheiro seria ótimo .

  3. elvisley martins disse:

    Tenho aproximadamente 5,000 retido,queria comprar material de construção não tenho enteresse em financianento habitacional,queria saber se posso usar, eu nao quero sacar o dinheiro e sim usar como construcard so que avista sem pagar parcela.

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top