INSS Autônomo em Atraso – Como Pagar

Por com 70 Comentários

INSS autônomo atrasado? Saiba como é simples e rápido pagar a sua guia de INSS que está vencida e mantenha seus impostos em dia.

Manter o pagamento do INSS Autônomo em dia é importante para te garantir benefícios como auxílio doença, pensão, salário maternidade e até mesmo o pagamento da aposentadoria por idade.

Esses benefícios são pagos pela Previdência Social através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que é o órgão responsável por coletar e depois distribuir esses valores.

O INSS Autônomo, ao contrário dos trabalhadores com registro em carteira, não é descontado em folha uma vez que o profissional trabalha por conta. Então o pagamento desse valor é recolhido através de uma guia de pagamento.

O valor da guia de pagamento é determinado pelo próprio autônomo que vai pagar mensalmente uma porcentagem de acordo com o salário que ele ganha ou que ele quer receber no caso da aposentadoria.

Existem duas tabelas com a alíquota do INSS Autônomo, uma para  segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso e outra para contribuintes individual e facultativo.

Para empregados, empregados domésticos e trabalhador avulso a tabela INSS 2014 é:

8% para salários até 1.317,07

9% para salários de 1.317,08 até 2.195,12

11% para salários de 2.195,13 até 4.390,24

Para  segurados contribuintes individual e facultativo a alíquota é a seguinte:

5% para salários de até R$ 724,00

11% para salários de até R$ 724,00 dentro do Plano Simplificado

20% para salários de 724,00 até 4.390,24

Como pagar INSS Autônomo atrasado

Quem já preencheu a guia de arrecadação e não conseguiu pagar em dia, precisa entrar em contato com uma agência do INSS para que o cálculo com os pagamentos em atraso seja feito.

Pagar INSS Autonomo

O trabalhado com INSS Autônomo em atraso também pode acessar o site do DataPrev, da Receita Federal, para calcular este valor já com os acréscimos legais. Para acessar o site clique aqui.

Notas guias de pagamento serão emitidas e então você poderá ir até o banco efetuar o pagamento e ficar em dia com o INSS, podendo, assim que for necessário, receber um dos benefícios oferecidos pela Previdência.

A guia vencida que você estiver em mãos não poderá ser aceita nos bancos ou casas lotéricas, principalmente se o atraso for de mais de 30 dias. O mais indicado é procurar o INSS e fazer o cálculo para o pagamento desses valores e assim ter a certeza de que os benefícios não serão negados caso você venha a precisar deles.

Como emitir a guia de pagamento INSS Autônomo

Quem paga o INSS Autônomo também pode acessar o site do Ministério da Previdência Social e acessar a área para emissão de Guia da Previdência Social (GPS) para pagar no banco.

Nesse site que é o Previdência.gov.br  você consegue também visualizar a tabela com os juros para casos de atraso.

Para poder emitir esta guia basta escolher a opção “Guia da Previdência Social (GPS) para Contribuintes Individuais que prestam serviço para uma ou mais empresas”, inserir o número do seu PIS/PASEP ou NIT, escolher o mês de referência, a forma de pagamento (mensal ou trimestral e confirmar.

Uma nova área será aberta e você poderá consultar o valor e emitir o boleto para efetuar o pagamento e assim não deixar mais com que o INSS Autônomo fique em atraso.

Sobre o Autor

Sobre o Autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. .

Assinar

Gostou desse artigo? Então se inscreva e receba várias novidades.

Contém 70 Comentários

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. MARCIA CONCEIÇÃO SOUZA DE MEDEIROS disse:

    CONTRIBUI 24 ANOS COM O INSS, ESTOU DESEMPREGADA A 02 ANOS, O QUE DEVO FAZER PARA VOLTAR A TER MINHA QUALIDADE DE ASSEGURADO ?

    • Monica Soares disse:

      Trabalheir durante 11 anos em uma empresa. Já estou desempregado a 06 anos como faço para pegar o INSS desse 06 anos que ficque sem contribuir.

  2. valtor da silva disse:

    bom dia, peço a gentiliza se possivel me ajudar, paguei o INSS COMO PEDREIRO AUTONOMO JULHO /AGOSTO DE 1982 E PAREI DE PAGAR POR MOTIVOS FINANCEIRO, NO ANO DE 1988 , TENHO ALVARA DA PREFEITURA COMPROVANDO .

    O VALOR QUE EU PAGAVA ERA SALARIO MINIMO.

    QUAL O VALOR QUE EU PAGARIA HOJE DESTES ANOS ATRASADOS

  3. Ricardo disse:

    olá!fui dispensado de uma empresa em maio de 2008,depois trabalhei como autônomo até hoje.só hoje comecei a contribuir com o inss,tem como pagar os 3anos que ficaram pra traz,pra Eu não perder no futuro ?

  4. JOÂO ANTONIO SIMOM SANCHES disse:

    Tenho mais de 25 de contribuição,estou desempregado a mais de 2 anos, como eu faço para pagar os anos atrasados,para não me prejudicar no futuro,pois tenho 57anos.Isso pode atrapalhar a minha aposentadoria?

  5. jose esedito dos santos disse:

    preciso pagar 6 meses de das em atraso, como devo prosseguir.

  6. José camargo disse:

    Também gostaria de saber o mesmmo e porque não recebem nos bancos com apenas um ou dois dias de atraso

  7. terezinha disse:

    pago o inss como dona de casa 5% mas desde 02/2012 que nao pago ainda posso pagar os meses que estao atrasados?

  8. Kleber Carvalho disse:

    Olá tudo bem?

    Eu sou cooperado mas nunca contribui pela cooperativa. Será que eu posso pagar 1 ano de atraso pela cooperativa para completar os 15 anos obrigatórios?

    Atenciosamente,

    Kleber

  9. maria aparecida rosa santos disse:

    boa noite
    tenho 36 anos so paguei o inss, por 3 meses,quero saber como posso fazer pra recuperar todo esse tempo perdido?me disserão que so posso me aposentar, com 30 anos de contribuiçã.,

  10. maria aparecida rosa santos disse:

    boa!trabalhei com carteira assimada por 3 messes,então so contribui por 3 meses tambem.hoje tenho 36 anos , sou autonama, quero saber como fazer pra recuperar todo tempo perdido,,,tem algum calculo, porque me diserão que so vou poder me aposentar com 30 anos de contribuição.
    por favor me responda urgente
    desde ja agradeço

  11. Ivanilde Santana disse:

    Sou contribuinte autônomo, estou com parcelas atrasadas, como fazer o parcelamento?

  12. Solange disse:

    olá!fui dispensada do meu trabalho em 2008,depois trabalhei como autônomo,mas nao consegui continuar a pagar o carne,queria voltar agora,mas nao sei como acessar o cadastro,por favor me de luz como posso voltar a pagar inss,tem como pagar os que ficaram pra traz,pra Eu não perder no futuro ?

  13. LEOMARY SALVADOR disse:

    gostaria de saber como meu marido faz para pagar
    5meses que estao atrazado de inss.pois na loterica ja fomos e nao calcula o juro ele ficou sem pagar os meses de dezembro de 2011 a marco de 2012 e o mes de junho2012
    gostaria de saber a resposta

  14. luizcarlosneves dossantos disse:

    trabalhei dezesseis anos de carteira assinada e agora estou quatro anos atrasados como faço pra por o inss em dia

  15. AROLDO FONSECA disse:

    Como faço para pagar contribuições do inss, como autônomo em atraso. Já faz uns 20 anos.

  16. Sueli disse:

    Faz 15 anos que estou fora do mercado de trabalho,portanto sem contribuir com a previdência,gostaria de saber se tem como pagar esses anos e começar a pagar desde agora….

  17. Sueli disse:

    Contribui apenas 6 anos com a previdência, mas gostaria de me aposentar um dia ,queria saber se tem como pagar os anos que fiquei sem contribuir,ou se teria que começar agora?!!

  18. Dalcy Tarden disse:

    bom dia , pegunta : deveria der pago o inss cogigo 1007, no dia 15/10 referente mes de setembro/12 mais não deu qual o valor e percentagem para pagamento em atraso, pagto ainda este mes. respero resposta. grato.

  19. aloisio disse:

    nao paguei a parcela do gps do mes de outubro de 2012,como procedo para paga-la aida este mes? como faço o calculo?

  20. carlos gomes disse:

    -boa tarde,gostaria de fazer uma pergunta,eu traabalho como autonomo,e comesei a pagr o inss aos 30 anos,como eu faço para pagar o inss desde os 18 anos ou seja12 anos de inss atrasado,ara me aposentar por tempo de contribuiçao.espero resposta
    -obrigado

  21. Viviane disse:

    Boa Tarde

    Eu perdi o guia da minha mãe,gosta ria de saber
    o que fazer?

  22. joao paludeto junior disse:

    paguei inss por 28 anos trabalhei numa empresa estatal economia mista,deixei de pagar a 5 anos,tenho como pagar os atrasados e como proceder tenho 55 anos aguardo resposta obrigado.

  23. pamela disse:

    meu nome e pamela ola estou com meu inss em atraso ja faz seis meses posso ir a previdencia e fazer um acordo,para pagar, sou autonoma.

  24. Irineu disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber. Eu posso pagar o INSS atrasado?
    eu tenho 44 anos de idade e o meu tempo de contribuição não chega a 20 anos, por que trabalhei alguns anos sem carteira assinada.
    Irineu.

  25. Mario F. Garcia disse:

    Empresario, se a empresa estiver inativa por
    um periodo como faço para efetuar o recolhimento.

  26. osmir frança de oliveira disse:

    quero saber quanto tempo ja contribuir com oinss

    • Claudia disse:

      Boa Tarde. Existem 02 maneiras: 1ª- Procurar uma agencia do INSS com RG e Pis e solicitar o CNIS. É bem rápido; 2ª – Entre no site da Previdencia Social e faça uma simulação informando data de entrada e saída de cada empresa que esteja na carteira profissional. Após calcular vai ter o tempo de contribuição e quanto tempo falta para ser aposentar por tempo de contribuição.

  27. fabiano lima disse:

    boa tarde trabalho de carteira assinada mas fiquei 07anos sen contribuir e tenho uma inscrição de autonomo posso pagar estes atrazados com minha autonomia?

  28. Eliane disse:

    Senhores,

    Tenho 48 anos contribui por 22 anos, posso pagar os últimos 3 anos para poder me aposentar. recebendo proporcionalmente? Grata! Eliane

  29. Marcos Francisco dos Santos disse:

    Qual código devo colocar no campo "Código de Pagamento" para INSS em atraso por RPA (autônomo)?

  30. Aline disse:

    Oi, estou com o GPS, em atraso 2 anos e 2 meses, só que aqui onde moro a agencia não sabe informar como fazer para voltar a pagar( atualizar), sem que eu perca esse tempo em que não estavo pagando. Me ajudem…
    Posso ficar pagando um mes atrasado e um atualizado?

    • osami pereira de souza disse:

      boa tarde,gostaria de saber se eu tenho como pagar 6anos em atraso,como autonomo,e o devo fazer.antecipadamente muito obrigada.

  31. jose nobrega disse:

    Tenho 32 anos e dois meses pagos, tenho direito a aposentadoria proporcional.

  32. jaci francisco disse:

    Eu trabalhei como autônomo entre maio de 1982 a fevereiro de 1984 como era jovem não me preocupei e até nem sabia que poderia recolher inss para efeito de futura aposentadoria, bem! hoje sou servidor público, e gostaria de saber se eu posso hoje recolher inss desse período para contar na aposentadoria, como devo fazer, por favor poderiam me orientar?, obrigado!

  33. MARIA FEITOSA DE OLIVEIRA disse:

    OLÁ BOA TARDE,EU RECEBIR UMA CARTA,FALANDO REVISTO COM PAGAMENTO DE ATRASADO,GOSTARIA DE SABER ONDE VOU PROCURA,OK

  34. otacilio disse:

    quero paga inss atrazado

  35. simone disse:

    bom dia!!
    tirei minha automia em 98 e paguei somente uma parcela e gostaria de saber como faço pra fazer o calculo e começar a pagar..

  36. paulo roberto periles dosa santos disse:

    querro saber com o ci conta para aposentadoria

  37. paulo roberto periles dosa santos disse:

    tenho 28 anos de contribuição era pra ter 30ano posso pagar esses atrasados como pago

  38. paulo roberto periles dosa santos disse:

    trabalho na cooperativa pago como autonomo tenho direito aposentadoria

  39. marcia disse:

    fiquei 10 anos sem contribuir no inss e agora gostaria de recolher como devo fazer para recolher

    • Maria Aparecida disse:

      Fiquei 12 anos sem contribuir ao INSS e agora já complei 55 anos de idade e mais de 18 anos de contribuição comprovada. Gostaria de saber como devo fazer e quanto isso me custaria.

      • Ivanilda C B dos santos disse:

        trabalhei 6 anos como domestica e minha patroa pagou 6 anos de inss tenho 1 ano 6 meses que nao pago vou perder este 6 anos de contribuiçao?

  40. edna mendes disse:

    Estou em atraso com pagamento do inss,como devo proceder para está pagando meu último pagamento foi mes04-2011 me ajude a resolver esse problema.
    Obrigada pela atenção.
    Edna Mendes.

  41. carlos cesar rasmussen disse:

    sou taxista e pago o inss como autonomo mas estou em atraso ja muito tempo quero saber se posso parcelar as atrasadas.

  42. Rodolfo disse:

    Bom Dia!

    Fiz meu primeiro pagamento de INSS como autônomo e tive problemas com meu seguro desemprego devido pagamento com código incorreto (que deveria ser facultativo).
    Regularizei meu código e darei entrada novamente no seguro desemprego.

    Pois bem, na agência da Previdência Social, fui informado que 2 meses que paguei em atraso como contribuinte individual, não valeriam para minha aposentadoria, e poderia solicitar pela internet a restituição dos valores.

    Não encontrei no site onde fazer isso, e liguei no 135.
    Falei com 2 atendentes que me disseram coisas diferentes, sendo que um informou que o funcionário da agência da Previdência me informou errado e o outro me passou que deve ser dada entrada na agência da Previdência.

    Não sei o que fazer e estou recorrendo a vocês!

    Obrigado!

    Rodolfo

    • jose luiz ramos dosantos disse:

      por um período de 2 anos e meio, paguei o meu inss em atraso.{exemplo o vencimento era dia 15 eu pagava até o dia 30 subseqüente} sem saber e conhecer as regras do mesmo, fiquei surpreso quando solicitei o meu tempo de contribuição,me disseram que por eu ter pago em atraso esses dois anos e meio mais o os nove meses , não será computado para contagem por tempo de serviço.e que terei que entrar na justiça para receber esses valores. ja completei os 35 anos de contribuição e não consigo me aposentar. gostaria de um esclarecimento sobre esse assunto.

  43. TELMA MARIA disse:

    Preciso de uma orientação, fiz a simulação do meu tempo de contribuição para o INSS e deu 18 anos, farei 50 anos agora dia 04/08 como faço para pagar retroativo, vale a pena, e como calculo os valores.

  44. erica disse:

    olá, meu último registro em carteira foi em dez/2004, gostaria de saber se tem como eu pagar 9 anos a partir de 2005? Aguardo urgente.

  45. Antonia Andreia disse:

    estou com 2 meses que não pago o meu INSS o que devo fazer regularizar os dois meses de atraso.

  46. josue araujo da silva disse:

    tenho 42 anos e menos de 05 anos de carteira assinada.como faço para pagar os anos que não contribuir para ficar atualizado? gostaria de pagar dos 18 anos agora,como fazer?

  47. OLIVAR disse:

    Preciso de dicas de pessoas competentes como vocês.trabalhei desde meus 13 anos de idade,aos 16 anos de idade fiz minha primeira carteira para ser assinada.Até a presente data houve muitas falhas de tempos sem assinar.Hoje com 58 anos fui pedir aposentadoria,parei de contribuir em 2008.chegou uma resposta dizendo que falta contribuição de 5 anos.tem como somar pagar e aposentar, estou desempregado. Obrigado

    • Luiz disse:

      Olivario

      I informacao que tenho e' que temos que pagar o INSS por um minimo de 14 anos, comprovados na base de dados da entidade. O valor da aposentadoria e' calculado com base no montante medio pago dos ultimos 24 meses pagos sem descontinuidade.

      Se voce acha essa informacao util e consegue confirmar, por favor nos informe nesse forum.

      Obrigado,

      Luiz

  48. Marcos disse:

    Fiquei alguns periodos s/ registro em carteira e nesse periodo trabalhei como autonomo, algumas contribuidções paguei, pois tenho uma inscrição no inss, e algumas não paguei. Procurei a agencia do INSS aqui em S Carlos para acertar e contar tempo para aposentadoria pois segundo informações que vi na TV tem um programa de isenção de juros e multas, mas o pessoal aqui da agencia desconhece essa informação, como resolver?

  49. regilene aparecida disse:

    estou ha 3 anos sem registro em carteira, pois resolvi trabalhar esse tempo de free lancer..por conta.
    como faço para recuperar o tempo perdido em relaçaõ ao inss, p caso de aposentadoria futuramente e tal??

    tenho uma renda mensal de uns 900,00 reais por mes!!

  50. joão batista rangel filho disse:

    tenho um periodo que não contribui como autonomo individual de 2001 a 2005, o inss quer que eu comprove que estava trabalhando. quer que apresente RPA E IMPOSTO DE RENDA (obs eu sou isento do I.R). em todo este periodo eu trabalhava com prestador de serviços
    mecanico de refrigeração e conserto de maquina de lavar roupas. pergunto eu posso ir aos clientes e retirar a guia de RPA com datas da época que prestei serviços. pois conheço varios que eu prestei serviços, quantas RPA eu tenho que tirar. OU O QUE É MELHOR EU FAZER?

  51. geralda vitoria amarante disse:

    Eu trabalhei de 4/1975 a 7/1980 .

    Gostaria de pagar o atrasado para me aposentar por idade . Fiquei sabendo se eu pagasse 8 anos eu poderia me aposentar . Quanto me custaria esses atrasados ?

  52. erenilda disse:

    boa tarde meu nome e erenilda, eu gostaria de saber como faço paara mim regulariza meu nss que esta atrasado a 6 meses e onde eu moro nao tem a aagencia do nss so em valadares sera que preciso ir la , ou aqui mesmo eu consigo regulariza obrigada

  53. Eliana disse:

    Bom dia, gostaria de saber com faço pra poder pagar 8 anos de INSS atrasados, pois contribui, durante 6 anos em uma empresa que trabalhei, e depois disso trabalho autónoma. Tenho 34 anos e gostaria de contribuir referente a três salários mínimos, ainda compensa pela minha idade, pois tenho medo de pagar e depois aposentar só com um salário. Obrigada, aguardo uma resposta .

  54. Gesse Marcos da Silva disse:

    Fiquei desempregado entre 07/1994 a 01/2000, neste período,trabalhei por conta própria fui dono de uma lanchonete.
    Minha duvida,como posso recolher estas contribuições em atraso se é possivel.
    Obrigado.

  55. jair pereira da silva disse:

    estou tentando tirar a pranilha de valor no inns
    a um mes e o sistema nao fonciona de que adianta colocar essa anistia para os contribuinte pagar os atrazado se o sistema nao fonciona

  56. Aline Paim disse:

    PAGUEI O MEU CARNE DO INSS EM 2007 Mais ja tem seis anos que nao contribui gostaria de saber como faço para autualizar o meu carne e começar a pagar novamente …obrigada

  57. mario antonio dos santos monteiro disse:

    bom dia ? gostaria de saber ser eu posso pagar seis anos que eu fiquei, para do sem carteira de trabalho. assinada, de 1990 a a1994 e de 1998 2000.mais também fiquei oito meses pelo inss no ano de 2008. tem com eu acerta estar com com inss.agurdo respostar des de já muito grato.

  58. Denise disse:

    Minha CTPS está assinada por 2 empresas, cujos CNPJ já foram dadas as baixas respectivas, que totalizam aproximadamente 3 anos de serviço, sem o devido recolhimento da contribuição. É possível pagar o atrasado? O único documento que comprova é o registro na CTPS. Não possuo recibos de recebimento do pro-labore. Como devo proceder?

    Atenciosamente

  59. Milton disse:

    Gostaria de saber se pode pagar 06 anos de INSS que ficou para traz?

    Milton.

  60. fabiana disse:

    Olá, deveria der pago o inss cogigo 1163, no dia 15/03/2014 referente mes de fevereiro/14 mais não deu qual o valor e percentagem para pagamento em atraso, pagto ainda este mes. respero resposta. grato

  61. elaine paulina disse:

    fiquei sem pagar inss por dois anos gostaria de saber se posso pagar os atrasados e qual o valor pois sou autonoma.

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top