Certidão Negativa na Receita Federal para CPF

Certidão Negativa na Receita Federal para CPF ou CNPJ é uma consulta feita online e totalmente gratuita. Veja como consultar esse documento.


Quer saber se você está com a Certidão Negativa na Receita Federal? Saiba que através da internet é possível consultar o status do seu CPF e saber se há ou não débitos em seu nome.

Mas antes de te ensinar como consultar, é preciso ensinar o que é Certidão Negativa, pois muitas pessoas confundem esse termo com quem está com o “nome sujo” por conta de dívidas não paga.

Ao contrário de ter o nome inserido em listas de mau pagadores como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou SERASA, ter Certidão Negativa na Receita Federal significa que a pessoa ou objeto (empresa, carro, imóveis) tem ou não tem débitos  junto a órgãos públicos.

 Para Que Serve a Certidão

Muitas pessoas acreditam que a Certidão Negativa é algo ruim, mas não é. É esse documento que irá comprovar se a pessoa ou objeto tem ou não débitos.

A Certidão Negativa para pessoas, por exemplo, vai dizer se há ou não dívidas junto a cartório de protestos, se há ou não processos criminais contra essa pessoa, se ela tem ou não tem processos junto a fóruns da Justiça Federal ou Estadual e outros.

É esse documento também que pode atestar se a pessoa tem ou não pendências com a Polícia Civil através do Atestado de Antecedentes Criminais.

Certidão Negativa na Receita Federal

No caso de imóveis, a Certidão Negativa irá mostrar se o local tem ou não dívidas com o IPTU, coleta de lixo e outras irregularidades que podem permitir ou impedir que o imóvel seja vendido.

No caso de empresas a Certidão Negativa vai dizer se a empresa tem dívidas com a previdência social, como atrasos no pagamento do INSS e outros, além de pedidos de falência ou concordata, ou processos trabalhistas.

Como Consultar a Certidão Negativa

Para consultar a Certidão Negativa do seu CPF junto a Receita Federal é simples: basta acessar o site da Receita e buscar pela área de emissão de Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívidas Ativas na União.

É essa área para a emissão desse tipo de certificado, é preciso se atentar, pois o site da Receita possui links para a emissão de diferentes certificados. Através desse será possível consultar pendências em seu CPF.

Para empresar o link de consulta é o que se refere a Consulta à Certidão Negativa de Débito (CND) / Certidão Positiva de Débito com Efeitos de Negativa (CPD-EN). Nesse link abrirá uma área para digitar o CNPJ da empresa ou CEI.  As consultas são gratuitas e poderão ser realizadas sempre que necessário.

-
Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *