Crédito Negado Com Nome Limpo o Que Fazer

Crédito Negado para quem tem o nome limpo pode fazer parte de políticas de crédito das bancos e financeiras, veja aqui o que pode ser feito nesses casos.


Quem já teve uma análise de crédito negado mesmo estando com o nome limpo pode ficar confuso e tentar encontrar formas que possam justificar a recusa de crédito por uma financeira ou banco quando você foi solicitar um serviço.

Há muitos fatores que podem ter impedido o acesso ao crédito fácil ou a um empréstimo pessoal, por exemplo, o que podemos adiantar é que há uma política de crédito que interfere na concessão desse benefício.

Crédito Negado o Que Pode Ser

Quem passou muito tempo com restrição no nome pode enfrentar este problema ao tentar adquirir um produto financeiro com um banco assim que ficar com o nome limpo.

São várias situações que podemos citar como exemplo onde o crédito negado poderá trazer uma série de questões muitas vezes não respondidas pela financeira em questão.

Uma das explicações está no histórico de pagador do próprio cliente, algumas empresas negam o crédito para clientes que já tiveram problemas em quitar dívidas ou ainda negam atender aqueles que só tiveram os seus nomes limpos porque a dívida caducou, isso é, completou cinco anos e a dívida saiu do cadastro de maus pagadores.

Isso é muito comum com dívidas de cartões de crédito, quem deve o cartão de crédito de um supermercado, por exemplo, pode ter o crédito negado mesmo com o nome limpo quando procurar realizar o cartão de crédito de outra empresa que seja administrado pela mesma financeira.

Crédito Negado com Nome Limpo

Não há ligações entre essa recusa de crédito com o nome no Serasa ou SPC, mas sim ao histórico adquirido pelo próprio cliente. E nesses casos, ele nunca mais terá crédito com aquela financeira.

Preciso de Financiamento o Que Fazer?

Quem está precisando contratar um financiamento e mesmo com o nome limpo teve o crédito negado terá que encontrar algumas formas para conseguir o valor que necessita.

Uma delas é comprovando a renda para que a financeira aceite realizar o financiamento, sem apresentar condições de que é capaz de pagar pela dívida empresa nenhuma irá conceder o crédito.

Uma dica interessante é encontrar financeiras diferentes e fazer a cotação até que alguma delas aceite a negociação, só não deixe de fazer os cálculos dos juros e saber se as parcelas caberão no seu orçamento para não cair no vermelho.

Também é importante comprovar sua renda e mostrar que o valor do financiamento pedido não irá exceder 30% da sua renda mensal, caso contrário o resultado será o crédito negado pela financeira.

Sabemos que procurar por bancos e instituições financeiras é muitas vezes a última alternativa de quem precisa pagar dívidas ou precisa de dinheiro para comprar um imóvel, alugar uma casa e etc. Mas sem comprovar renda não será possível ter o financiamento ou empréstimo liberado.

É Possível Reivindicar o Crédito

Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) as informações negativas superiores a cinco anos não podem constar no histórico do consumidor.

Ainda há leis estaduais que regulamentam a concessão de crédito, intimando as empresas a se justificarem quanto a recusa do crédito.

Todavia, as financeiras possuem políticas de crédito próprias que podem resultar no crédito negado, impedindo que o cliente tenha acesso aos seus serviços.

Infelizmente não há nada que se possa fazer quanto a isso, o que o consumidor que se sentir lesado pode procurar por seus direitos, principalmente se for vítima de discriminação.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.