FGTS Inativo Quem Tem Direito e Quando Sacar

FGTS Inativo é quando a conta para de receber depósitos mensais. Quem está sem registro há mais de três anos pode sacar o FGTS retido, veja mais aqui.


Você já ouvir falar em FGTS inativo? O FGTS inativo é quando uma conta do Fundo de Garantir por Tempo de Serviço fica sem ser movimentada.

Isso acontece quando o trabalhador pede demissão, por exemplo, e não pode sacar o saldo do FGTS na Caixa. O valor acumulado só pode ser retirado quando o empregado é demitido sem justa causa, nos demais casos ele não perde o FGTS, porém não poderá sacá-lo por um período.

FGTS Inativo Como Consultar

Se você pediu demissão de um trabalho e está há mais de três anos sem registro em carteira de trabalho, então você tem uma conta FGTS inativo, isso é, nos últimos anos sua conta não teve movimentação.

O mesmo acontece quando o trabalhador é demitido por justa causa, na hora da rescisão ele não recebe o Fundo de Garantia, contudo o valor fica como FGTS retido e após 3 anos pode ser resgatado.

Poucas pessoas conhecem esta lei do FGTS e muitas vezes ficam com medo de pedir demissão de um emprego só para não perder o saldo FGTS na Caixa que está acumulado.

FGTS Inativo Quem Tem Direito

Na hora de fazer a rescisão trabalhista, em casos de pedido de demissão, o trabalhador pode não ser informado sobre o cálculo do fundo de garantia onde todos os depósitos feitos pela empresa e os rendimentos são informados.

Mas o trabalhador pode acompanhar o extrato na Caixa através da internet ou consultar saldo do FGTS nas cartas que são enviadas a cada dois meses pelo banco para que o empregado consiga visualizar seus rendimentos e se a empresa está pagando o benefício.

Como Sacar FGTS Inativo

Se você tem FGTS retido e está há mais de três anos sem conseguir um emprego com registro em carteira de trabalho, então você pode sim solicitar o saque do saldo FGTS na Caixa.

Para tanto é preciso esperar o mês de seu aniversário e ir até uma agência da Caixa Econômica Federal munido com os documentos que são: Solicitação de Movimentação em Conta Inativa, seu RG, CPF, Cartão Cidadão e a Carteira de Trabalho.

Com estes documentos você poderá retirar o refazer o cálculo FGTS com o acréscimo de 3% ao ano que é o rendimento do saldo e verificar se o valor para saque está correto.

Saiba Tudo Sobre a Nova Lei e Veja Como Sacar FGTS Inativo

O fundo de garantia é um direito do trabalhador pago pela empresa contratante e oferece um seguro pelo tempo e serviço, um valor que pode ser útil para quem perde o emprego e fica muito tempo sem conseguir uma nova oportunidade.

Conheça Seus Direitos Trabalhistas

Não deixe o saldo FGTS na Caixa, se seu FGTS inativo possui um valor para ser retirado, aguarde o período e faça o saque, o dinheiro pode servir para te ajudar a resolver sua situação financeira, comprar uma casa, te ajudar a abrir uma empresa e muito mais.

Consultar saldo do FGTS é muito importante, tanto para que tem salário mensal, como para quem está sem carteira assinada e precisa acompanhar o rendimento do seu dinheiro com o FGTS inativo.

Cada vez está mais fácil acompanhar seus rendimentos, quem não está trabalhando com registro não recebe as cartas bimestrais da Caixa, mas pode visualizar o saldo pela internet de forma rápida e totalmente gratuita.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.
  • CIRINEU

    BOM DIA! MUITO LEGAL O SEU SITE, TIROU MINHAS DÚVIDAS.
    ONDE EU CONSIGO O DOCUMENTO( Solicitação de Movimentação em Conta Inativa)