Portabilidade de Plano de Saúde Veja Como Fazer

Portabilidade de Plano de Saúde é uma opção para quem não está satisfeito com a empresa atual e quer encontrar outra operadora com serviços semelhantes.

As notícias a respeito dos problemas financeiros e administrativos da Unimed Paulista faz com que muitas pessoas tenham o interesse de saber como fazer a portabilidade de plano de saúde.

O procedimento é muito mais comum do que você possa imaginar e não é necessário que a empresa contratada esteja em dificuldades para que você decida em fazer isso. Então venha aprender como mudar de plano de saúde para garantir melhor atendimento das empresas contratadas.

O Que é a Portabilidade de Plano de Saúde

Todo cliente de plano de saúde individual pode fazer a portabilidade de plano de saúde caso esteja insatisfeito com o atendimento da empresa.

Não é necessário que Agência Nacional de Saúde (ANS) determine a transferência de associados para que o cliente busque uma nova empresa de saúde. A qualquer momento você pode mudar de plano e um corretor de saúde poderá te passar todas as informações sobre esse procedimento.

A portabilidade de plano de saúde nada mais é do que deixar uma empresa por outra sem precisar passar pelo período de carência muitas vezes obrigatório para todo novo associado da empresa.

Portabilidade de Planos de Saúde

Quem tiver interesse em contratar uma nova administradora de plano de saúde deve fazer isso antes de cancelar o contrato com a empresa atual.

Clientes da Unimed Paulistana, por exemplo, não podem cancelar o contrato e nem mesmo deixar de pagar o boleto mensal se quiserem fazer a portabilidade do plano de saúde. Esse serviço só está disponível para contratos vigentes, por isso não deixe de honrar com o pagamento mensal de seu plano.

Vantagens de Trocar de Plano de Saúde

A portabilidade de plano de saúde é um serviço interessante para quem não está contente com a empresa contratada. Se você está com dificuldades em marcar consultar, ser atendido por médicos em sua região ou tiver descontente com qualquer tipo de serviço ou atendimento, esse direito pode ser solicitado.

Claro que como cliente você pode fazer reclamações na ouvidoria da empresa e até mesmo denunciar ao Procon ou diretamente para a Agência Nacional de Saúde.

Acontece que muitas vezes essas reclamações não alteram o atendimento da empresa e o cliente tem todo o direito de buscar por uma empresa que realmente lhe ofereça o serviço contratado com toda qualidade que merece.

Por isso a portabilidade de plano de saúde está disponível para qualquer cliente do plano individual ou familiar, desde que ele esteja em dia com os pagamentos do boleto para que possa comprar a carência da próxima empresa escolhida.

Como Fazer a Portabilidade de Planos de Saúde

Quem nos ensina a fazer a portabilidade de plano de saúde individual ou familiar é a própria ANS. O passo a passo desse procedimento começa com a verificação de que você tem ou não o direito a portabilidade.

Depois é só ir até a empresa nova – ou entrar em contato com um corretor – levando o relatório de planos compatíveis e os documentos do plano de saúde anterior (carteirinha ou contrato), assim como o comprovante dos últimos três pagamentos, junto com seus documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência).

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.
  • Diego

    Plano de saúde está caro hoje em dia.