Quem tem Direito ao Número do PIS PASEP

Saiba como consultar o Número do PIS pela internet usando alguns dados pessoais como nome completo e CPF.


Você sabe se já tem o número do PIS? Muitos trabalhadores não sabem se possuem ou não este número que é muito importante por integrar alguns programas sociais voltado para empregados de empresas privadas (funcionários públicos possuem o número do PASEP).

Descobrir o número do PIS é importante para que o trabalhador acesse os programas sociais como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e seguro desemprego que são oferecidos a quem perde o trabalho.

Como Eu Descubro o Número do PIS

Uma das principais dúvidas dos trabalhadores é como descobrir o número do PIS, pois não há um documento entregue com este número.

Através da internet é possível descobrir esse número usando apenas algum dos seus documentos pessoais como CPF, RG ou Carteira de Trabalho.

Acesse o site https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet e clique em Inscrição e em seguida em Filiado. Preencha os campos obrigatórios que são: Nome do Filiado, Nome da Mãe, CPF  e Data de Nascimento.

Em seguida digite o texto da imagem para certificar o seu acesso e clique em continuar para conhecer o número do PIS.

Quem tem Direito ao Número do PIS

Em poucos minutos você poderá descobrir o número do PIS e poderá anotá-lo para fazer a consulta dos programas sociais que tiver direito.

Com este número você pode consultar, por exemplo, se o pagamento do seu abono salarial já está disponível. Assim como fazer a consulta do seu FGTS. Esses dados também podem ser consultados com o número do seu Cartão Cidadão que é entregue gratuitamente pela Caixa Econômica Federal, basta ir até uma das agências e solicitar o seu.

 Devo Saber o Número do PIS?

O número do PIS só serve mesmo para a consulta e resgate dos programas sociais, não é necessário decorar este número e nem andar com ele, pois ele serve apenas para reunir em um cadastro único todas as informações sobre sua contratação.

Claro que vale a pena anotá-lo, mas a melhor maneira de ter este número a salvo é usar o Cartão Cidadão que tem acesso direto a esses programas e ainda pode ser utilizado para sacar os benefícios disponíveis em seu nome.

O número do PIS a empresa que te contratar irá acessar sua conta e registrar informações sobre o quanto você recebe, o programa junta contribuições pagas pelas empresas mensalmente que são revertidas nos programas como abono, FGTS e seguro desemprego e por isso todo mundo que tem mais de cinco anos de registro consegue começar a sacar o abono (desde que esteja dentro das novas regras do governo).

PASEP Para Funcionários Públicos

O número do PIS é para o funcionário privado o que o PASEP representa para os funcionários públicos.

Como consultar o número do PIS PASEP é igual, o funcionário público também pode usar a internet para descobrir o número e então consultar os seus benefícios. Mas assim como o número do PIS, o número do PASEP pode ser facilitado através do Cartão Cidadão.

Na dúvida o funcionário público pode se dirigir até o Banco do Brasil e pesquisar sobre o cartão que ao contrário dos funcionários privados, não é distribuído pela Caixa Econômica Federal.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.