Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego Agora

Saiba aqui quais são as novas regras para ter Direito ao Seguro Desemprego, quantos meses você receberá e qual o valor que será depositado em sua conta.


Com as novas regras ficou mais complicado entender quem tem direito ao Seguro Desemprego. Desde o começo de 2015 o governo federal alterou o perfil do profissional que terá direito a este benefício e por isso ainda paira a dúvida.

Acontece que por muitos anos todo profissional que tivesse seis meses ou mais de registro em carteira teria direito a receber o seguro desemprego caso fosse demitido sem justa causa, mas agora as regras são outras e você poderá conhecer como está funcionando este benefício neste artigo.

Como Saber Se Tenho Direito ao Seguro Desemprego

Quem quiser saber se tem direito ao Seguro Desemprego deve se atentar para as novas condições do Ministério do Trabalho.

Primeiro avalie se essa será a primeira vez, a segunda ou terceira vez que irá receber o benefício. Esse dado é muito importante para que você consiga entender a Lei do Seguro Desemprego.

Se essa for sua primeira vez é necessário ter trabalhado por 12 meses nos últimos 18 meses com carteira assinada. Não importa se é na mesma empresa ou não, desde que a soma do período trabalho seja de um ano.

Para a segunda solicitação do benefício é necessário ter trabalhado por no mínimo 9 meses nos últimos 12 meses contados pela data da dispensa do trabalho. Só assim o trabalhador terá direito ao seguro desemprego.

Seguro Desemprego Direito do Trabalhador

Para a terceira ou mais solicitações é necessário ter registro de seis meses seguidos na carteira para então poder ter direito ao seguro desemprego. Essa regra é a mesma que até antes da nova lei valia para todos os trabalhadores, portanto é a mais conhecida dos trabalhadores.

Vale lembrar que só tem direito ao seguro desemprego o trabalhador que é demitido sem justa causa. Trabalhadores que pedem demissão ou são mandados embora com justa causa não possuem direito ao benefício.

Quantas Parcelas Vou Receber? Qual o Valor?

Outras dúvidas comuns entre os interessados em saber se terão direito ao seguro desemprego se refere à quantidade de meses que poderão contar com o benefício.

Pela nova lei do seguro desemprego o trabalhador que tiver de 12 a 23 meses de registro em carteira nos últimos 36 meses terá direito a quatro parcelas do seguro.

Para quem tiver entre 9 meses a 11 meses nos últimos 36 meses receberá três parcelas do benefício e para receber cinco parcelas do seguro desemprego é necessário ter no mínimo 24 meses de registro em carteira nos últimos 36 meses.

Para fazer o cálculo do seguro desemprego é necessário fazer uma conta básica que é tirar a média salarial do trabalhador. Para isso é preciso somar os três últimos salários recebidos antes da dispensa e dividir a soma por três. Assim será possível encontrar o valor do seguro desemprego que você receberá.

Como Solicitar o Seguro Desemprego

Se você descobriu que tem direito ao seguro desemprego e quer entrar com o pedido será necessário ir até uma agência da Caixa Econômica com os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho​, requerimento do Seguro Desemprego ou comunicado de dispensa, Inscrição no PIS/PASEP e o dos depósitos do FGTS .

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.