Score de Crédito Como Funciona o Ranking de CPF

Score de Crédito mostra se seu CPF está bem pontuando ou não perante as empresas que usam esse ranking para realizar suas vendas no comércio...


Você sabe o que é Score de Crédito? Esse termo é na verdade uma ferramenta utilizada por entidades que medem a probabilidade de inadimplência em determinado grupo ou perfil social.

Os dados fornecidos através dessa ferramenta servem para determinar a concessão de crédito por empresas, instituições financeiras e lojas. É com eles que a empresa decide se vai ou não conceder o crédito para determinado grupo de pessoas.

Através do CPF é possível utilizar o Score de Crédito para saber se a pessoa tem um bom histórico no mercado ou se há riscos dela ficar inadimplente.

A ferramenta dá uma nota de 0 a 1000 para cada CPF, sendo que zero é uma probabilidade altíssima de inadimplência e 100 é um risco baixíssimo.

Como é Feito Este Cálculo

O cálculo do Score de Crédito é feito através de dados que são coletados por empresas de proteção ao crédito como o SERASA e outros. Esses dados são consultados sempre quando o consumidor solicita um crédito junto a empresas como bancos, instituições financeiras, empresas de telefonia, lojas, grandes magazines, empresas de TV a cabo e até concessionárias de luz e água.

Score de Crédito

Então quando você solicita, por exemplo, um cartão de crédito de um loja, a empresa analisa o seu Score de Crédito e então avalia se você pode ou não ter um cartão da loja. Se o seu pedido foi reprovado, pode ter certeza de que seu Score não tem uma boa pontuação!

Veja Como Aumentar o Limite do Cartão de Crédito

As informações utilizadas são dados como renda, profissão, tipo de ocupação, nível de escolaridade, número de filhos, idade, estado civil, sexo, se tem residência própria e outros.

O Que Eu Faço Para Aumentar Meu Score de Crédito

Quem já teve um pedido negado pode se perguntar: como faço para aumentar o Score de Crédito para então poder adquirir aquele financiamento ou conseguir um cartão de crédito?

Não existe fórmulas certas para tal, já que a ferramenta é um cálculo matemático que avalia dados do consumidor.

Se a sua pontuação estiver baixa você precisa melhorar a sua condição financeira, isso é, manter as contas pagas e dia sem deixar atrasar. Ficar alguns anos sem deixar o nome sujo também conta, assim como evitar entrar no cheque especial ou consumir todo o limite dos cartões que você já possua.

Mas a conta do Score de Crédito não leva em consideração só um mês, são vários meses de análise financeira que ficam registrados em seu CPF, por isso mantenha sempre o controle sobre suas finanças que o seu Score de Crédito será atualizado com pontuações maiores.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.