Alimentos que Engordam e que não Engordam

Alimentos que Engordam não são benéficos para a boa nutrição e não favorecem ao metabolismo e a perda de peso. Já os Alimentos que não Engordam são bons...

Os alimentos que engordam são muitos, e mesmo fazendo uma boa dieta pode ser que hajam erros que impeçam que haja o emagrecimento.

Os produtos naturais são os mais indicados para perder ou manter o peso, deixando de lado alimentos industrializados e com conservantes.

Mesmo assim, alguns vegetais possuem alto valor calórico, devendo serem consumidos em menor quantidade ou até mesmo trocados por outros de mesmo valor nutricional.

Aqui você verá alguns alimentos que engordam e não engordam. Veja!

Alimentos com Sal e Açúcar

O sal e o açúcar são verdadeiros inimigos da dieta e perda de peso. Qualquer alimento rico em sal ou açúcar podem engordar ou simular que a pessoa está mais cheia.

O sal retém água no organismo, dando a sensação de inchaço e aumento de volume, o que é definitivamente o contrário do que se quer no emagrecimento, principalmente quando a finalidade é estética.

Não vale também trocar o sal por temperos industrializados, pois estes já contém sal e várias outras substâncias que podem ser nocivas a dieta ideal. O truque é consumir alimentos ao seu natural ou colocar uma quantidade muito pequena de cloreto de sódio (sal).

O açúcar é o que faz engordar. E quando dizemos açúcar, a referência não é apenas aquele refinado mas qualquer tipo de carboidrato. Massas em geral, arroz, pães, batatas.

Todos esses são alimentos que engordam, por serem ricos em carboidratos que podem se transformar em gordura se não houver exercícios físicos para a queima de energia. Fique atento!

Alimentos do Almoço e Jantar

A carne vermelha engorda muito mais do que a carne branca, devendo a última ser mais frequentemente utilizada no cardápio de quem não quer engordar.

Abolir as carnes da dieta pode resultar em malefícios para o organismo humano, visto que a quantidade de proteínas existente nelas só seriam obtidas dificilmente numa dieta rica em vegetais específicos.

Entre os alimentos que engordam no almoço e jantar também podemos citar as massas como lasanha, macarronada, batatas fritas e outros. Ter a alimentação o mais natural possível é o melhor a se fazer.

As saladas estão na lista dos alimentos que não engordam muito, podendo serem acompanhadas com sucos de frutas diversos. Na bebida, refrigerantes e sucos muito adoçados devem ser evitados.

Alimentos que Não Engordam

A única opção para não engordar é beber água. Entretanto, alguns alimentos são muito pobres em calorias, sendo alguns com alto valor nutricional, ideal para quem quer emagrecer com saúde.

A melancia por exemplo é uma fruta muito saborosa e rica em vitaminas. Outros exemplos são a acerola, morango, carambola, mamão e melão. Entre os alimentos que engordam estão o abacate, açaí, banana, goiaba, uva, coco e caqui.

Alimentos que não Engordam

Para as refeições de almoço e jantar, as sopas são muito indicadas para manter a silhueta ou emagrecer, principalmente se estiverem contidos Leguminosas como o feijão e lentilha.

Chás diversos são diuréticos e ajudam na eliminação da água do organismo. Granola, óleo de coco extravirgem e termogênicos também são boas idéias para dietas com alimentos que não engordam.

Grandes Vilões – Alimentos que Engordam

Muitas vezes não damos importância a certos alimentos que engordam por desconhecermos esta informação. A pipoca é a surpresa de muitas pessoas quando chegam ao consultório do endocrinologista e nutricionista.

Considerada apenas um lanchinho ou até menos que isso, a pipoca é desprezada e revel um valor calórico muito grande, além de ser temperada com sal. Outros alimentos que engordam muito são os achocolatados, lanches de fast-foods e tudo que for em excesso.

Alimentos que Engordam

Os alimentos que engordam devem ser substituídos por opções mais saudáveis na quase totalidade da semana, podendo um dia ou outro ser uma brecha para “enfiar o pé na jaca” e experimentar alguma iguaria que seja mais calórica e lhe dê mais prazer.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Grazielle Dias cursou moda na IED BRASIL no Rio de Janeiro, morou 2 anos em Milão na Itália quando seus pais foram transferidos para presidir uma multinacional e hoje trabalha com artigos voltados para o publico feminino com dicas de moda e tudo que faça parte do mundo feminino. Mais deste autor.