Cirurgia Plástica em Criança É permitido?

Cirurgia Plástica em crianças e adolescentes. É permitido? Saiba qual o procedimento necessário para realizar uma cirurgia em uma criança.


As cirurgias plásticas foram consolidadas no Brasil principalmente para fins estéticos, quando a visão da especialidade se estende ainda às cirurgias reparadoras.

Algumas crianças têm a necessidade de fazer cirurgias plásticas por um fim ou outro, visto que a falta de auto-estima e a diferença dos demais pode levar a quadros sérios depressivos, de falta de auto-estima e de bullying principalmente nas escolas.

Aqui você saberá um pouco mais sobre a cirurgia plástica no âmbito infantil. Veja!

Otoplastia em Crianças

A otoplastia é a principal cirurgia plástica feita em crianças. Trata-se de uma correção das chamadas orelhas de abano, que incomodam grande parte da população principalmente nos períodos de infância e adolescência, sendo esta autorizada para menores de idade.

Os frequentes apelidos podem levar as crianças a falta de auto-estima que pode passar a ser um problema na idade adulta e a curto prazo na adolescência. Tratando-se de um procedimento simples, não há razões para não buscar tratamento caso realmente as orelhas da criança estejam muito proeminentes.

Cirurgia Plástica em Crianças

As meninas também podem fazer a cirurgia plástica, mas geralmente o cabelo pode esconder a imperfeição e adiar um pouco mais o contato com o cirurgião.

Em crianças recém-nascidas até seis meses de idade que já tenham as orelhas de abano, pode-se modelar as orelhas com gesso, gaze, algodão e cola cirúrgica. Um cirurgião plástico deve ser contactado pela família.

Lábio Leporino ou Fissura Labial

O lábio leporino é uma deformidade que afeta algumas crianças, que já nascem com o lábio com uma espécie de rasgo.

A cirurgia neste caso é reparadora, e muito mais simples quando não há associação com fenda palatina, quando o céu da boca também nasce aberto tendo contato da mucosa oral com a nasal.

Super indicada, a cirurgia plástica acontece até os 3 meses de idade na fissura labial e dos 6 aos 12 meses no caso da fissura palatina.

A cirurgia plástica para fins estéticos diferente destes tipos de indicações muito precisas estão fora do alcance das crianças, que precisam de um corpo completamente formado e até mesmo maturidade para saber o que fica mais estético do seu ponto de vista.

 

Microtia ou Agenesia de Orelha

Quando a criança nasce sem o pavilhão auricular ou com apenas uma parte podemos dizer que ela tem agenesia de orelha.

A cirurgia plástica pode envolver uma prótese ou retirar cartilagem de alguma outra parte do corpo para construir uma espécie de orelha nova, principalmente cartilagens das costelas.

A cirurgia têm controvérsias quanto a melhor técnica e menos riscos para a criança, visto que a que envolve enxerto cartilaginoso é mais invasiva e tem mais chances de complicações. Frequentemente para  um resultado ideal não basta apenas uma cirurgia plástica.

 

Cirurgia Epicanto em Criança

O epicanto é uma espécie de prega na parte interna dos olhos presente em algumas crianças, comprometendo em alguns casos o campo de visão.

Talvez seja melhor deixar a cirurgia por volta dos 3 anos como defendem alguns especialistas, embora possa ser feita mais cedo. A criança maior e mais colaborativa dá mais segurança ao procedimento de cirurgia plástica nesta localização.

 

Cirurgia de Hipospadia

A Hipospadia é um problema que acontece nos meninos e exige atenção e tratamento longos.

Trata-se de uma deformidade na genitália, em que o meato urinário (buraquinho de fazer xixi) desemboca em outra região, abaixo de onde deveria podendo se localizar até mesmo no saco escrotal.

Pode-se dificultar a identificação da genitália da criança, podendo haver conflito para saber se é menino ou menina. Com a cirurgia plástica (várias), pode-se chegar a uma estética normal.

Outras cirurgias plásticas também podem ser indicadas na criança, como a que estabelece a separação dos dedos em crianças com polidactilia e retirada de pintas (nevus).

TURBO XTREME BLACK Secador de Gordura Natural
Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Grazielle Dias cursou moda na IED BRASIL no Rio de Janeiro, morou 2 anos em Milão na Itália quando seus pais foram transferidos para presidir uma multinacional e hoje trabalha com artigos voltados para o publico feminino com dicas de moda e tudo que faça parte do mundo feminino. Mais deste autor.

2 Comentários para "Cirurgia Plástica em Criança É permitido?"

  1. A minha sobrinha precisou fazer a cirurgia de otoplastia para corrigir as orelhas de abano, pois ela sofria bullying na escola. As crianças não perdoavam! Ela fez a cirurgia plástica e o resultado ficou ótimo! Todos da família aprovaram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *