Hemorroida: Alimentação que Ajuda no Tratamento

A hemorroida é uma doença que acomete 5% da população mundial e que pode ser causada por maus hábitos alimentares ou obesidade.


A hemorroida é um problema de saúde causado pela dilatação das veias varicosas do ânus ou na parte inferior do reto.

Quando inflamadas ou dilatadas, é possível sentir coceira, sangramento e dor na região causando grande desconforto.

Ao que tudo indica, cerca de 5% da população mundial sofre com este problema que pode sim ser medicado, tratado e até mesmo operado dependendo do grau da doença.

Hoje vamos te ensinar como uma alimentação saudável pode ajudar no tratamento da doença.

O Que é Hemorroida

Muitas vezes a hemorroida está associado ao mau funcionamento do intestino, tanto é que pessoas com constipação acabam sofrendo pela dilatação dos vasos da região anal.

Por isso é possível associar uma alimentação saudável para impedir a inflamação da doença e assim ajudar o tratamento.

Uma das dicas gerais é consumir mais fibras, para que o assim o trânsito intestinal funcione corretamente sem prejudicar o reto e o ânus por conta do ressecamento das fezes.

Mas para que as fibras funcionem, é necessário aumentar o consumo de água. Consuma pelo menos 3 litros diariamente para ter aumentar a umidificação do seu corpo.

Muitas pessoas não sabem, mas o nosso organismo consome 1,5 litro de água todos os dias só para a produção de saliva.

Quando falta água para as demais atividades o corpo acaba retirando o líquido acumulado do intestino e assim o intestino não trabalha direito causando constipação.

Quem sofre de hemorroida precisa aumentar o consumo de água e assim conseguir controlar a hidratação do intestino para que o bolo fecal se forme sem gerar o ressecamento.

Melhores Alimentos Para Quem Tem Hemorroida

Para melhorar o trato intestinal é preciso aumentar o consumo de alimentos com fibras. Por isso indicamos o consumo dos seguintes alimentos:

  • Cereais integrais;
  • Frutas;
  • Legumes;
  • Oleaginosas;
  • Sementes;
  • Verduras;

Alimentos Para Quem Tem Hemorroida

O ideal é consumir frutas e verduras cruas, para preservar as fibras naturais e assim permitir que o organismo consiga material para formar o bole fecal.

Cereais integrais como arroz, aveia e quinoa precisam fazer parte da alimentação diária de quem tem hemorroida, pois auxiliam o intestino a funcionar melhor.

Consultar um médico para acompanhar a doença é importante, assim como pedir ajuda de um nutricionista para fazer um cardápio rico em nutrientes que irão ajudar no tratamento.

Benefícios do Óleo de Coco

Mas se tem alimentos que ajudam, também há alguns que pioram os casos como doces, café, pimentas, chá preto e outros alimentos que irritam o intestino. Irritado, as veias se sobressaem e pode piorar os casos de hemorroida em quem já tiver a doença.

Evitar esses alimentos pode ser difícil, mas é preciso ter consciência de que os remédios do tratamento só farão efeitos se você controlar a alimentação.

Causas e Tratamentos Para Hemorroida

Uma dieta rica em nutrientes é importante para todos os tipos de hemorroida, doença esta dividida em quatro níveis: o primeiro é quando há o aumento das veias no interior do ânus, o segundo quando a veia sai para o fora no momento da evacuação mas volta ao normal depois de um período; o terceiro quando saí e precisa de ajuda para voltar ao lugar e o quarto quando está totalmente para fora da região anal.

A hemorroida pode ser causada por inúmeros fatores. O principal deles é o mal funcionamento do intestino causado pela constipação.

Ao aumentar o consumo de alimentos com fibras e consumir mais água, já é possível impedir que o grau da doença avance, pois o corpo conseguirá produzir o bolo fecal sem ressecamento que pode piorar as veias do reto e do ânus.

Mas há outras causas que podem levar o desenvolvimento de hemorroidas:

  • Obesidade;
  • Diarreia crônica;
  • Sexo anal;
  • Não evacuar quando sentir vontade;
  • Gravidez;
  • Desidratação;
  • Dieta pobre em fibras;
  • Infecções anais;
  • Tabagismo;
  • Cirrose e outros.

Ao sentir qualquer dificuldade em evacuar, notar que as fezes sai com sangue ou sentir dores na região é preciso consultar um médico com urgências.

Através de exames será possível diagnosticar o grau da hemorroida e então iniciar o tratamento que será feito com pomadas e remédios. Em casos graves, de hemorroidas de grau 4, uma cirurgia poderá intervir parar normalizar a região.

Mas em todos os casos a alimentação saudável irá ajudar no tratamento, sendo por este motivo uma das melhores formas de amenizar o problema e impedir que ele evolua para graus maiores.

Se você sofre com problemas de hemorroida é hora de reavaliar a sua alimentação e fazer escolhas mais saudáveis que irão te ajudar a evitar casos graves da doença.

PRO BURN X Secador de Gordura Natural
Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Grazielle Dias cursou moda na IED BRASIL no Rio de Janeiro, morou 2 anos em Milão na Itália quando seus pais foram transferidos para presidir uma multinacional e hoje trabalha com artigos voltados para o publico feminino com dicas de moda e tudo que faça parte do mundo feminino. Mais deste autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *