Medicamentos para Emagrecer – Dicas e Cuidados

Medicamentos para Emagrecer são muito usados para atingir a boa forma, embora sejam recomendados apenas nos casos de sobrepeso com complicações e obesidade.


Desde que foram desenvolvidos remédios para emagrecer as pessoas começaram a ficar curiosas sobre a sua eficácia. Um ou outro sempre tem uma história de alguém que conheça que conseguiu perder bastante peso com o auxílio de medicamentos para emagrecer, mas não é tão simples a introdução de alguns tipos de fármacos em qualquer pessoa que queira perder medidas. Veja um pouco mais sobre isso!

Medicamentos para Emagrecer X Obesidade

Os medicamentos para emagrecer foram desenvolvidos apenas para pessoas obesas ou com sobrepeso que tenham já alguma complicação da doença e que não tenham conseguido perder peso a partir da mudança no estilo de vida (dieta regrada e exercícios físicos).

Medicamentos para Emagrecer

As opções são muitas, com medicamentos que agem desde a inibição da absorção da gordura no intestino até mesmo na ação no cérebro inibindo a fome. As particularidades de cada um vão determinar quais medicamentos para emagrecer são mais indicados para um ou outro indivíduo, visto que todos apresentam contra-indicações às vezes graves e efeitos colaterais que podem exacerbar alguma doença pré-existente.

 

Medicamentos para Emagrecer Fluoxetina e Metformina

A obesidade é uma doença de múltiplas causas, por isso ainda não tem uma cura certa e depende de vários tipos de terapias. Quem tem a obesidade causada por ansiedade pode tentar controlar a doença e assim visualizar a perda de peso. Isso só poderá ser feito junto a médico que diagnostique o distúrbio e prescreva o medicamento adequado. A fluoxetina é um deles, que atua a nível cerebral e pode indicar perda de peso no caso de algumas pessoas.

Dicas de Como Emagrecer com Saúde

Entre os medicamentos para emagrecer que não têm influência direta e não foram feitos para isso está também a Metformina, primeira escolha para tratamento de diabetes no Brasil. Com suas propriedades normoglicemiantes (estabilizadora da glicemia sanguínea), a Metformina já provou ter um certo efeito no emagrecimento.

 

Medicamentos para Emagrecer Xenical e Quitosana

O Xenical é um medicamento muito interessante. Atua a nível intestinal, impedindo que as gorduras sejam absorvidas e cheguem ao sangue (cerca de 30%). Porém, tem um efeito colateral muito frequente e que incomoda muita gente: a diarréia. Como a gordura deixa de ser absorvida, é carregada até o fim do intestino e acaba causando acidentes no trabalho ou em algum evento social. A pessoa deve ter a disponibilidade de usar o banheiro prontamente e correr o risco de sujar acidentalmente as roupas. Quem tem diabetes não pode usar medicamentos para emagrecer como o Xenical. A Quitosana ainda não tem sua ação pró-emagrecimento totalmente definida. Estuda-se um retardo da ação das enzimas que quebram gordura provocado pelo fármaco. Procure um médico e evite a auto-medicação.

 

Sibutramina para Emagrecer

Entre os medicamentos para emagrecer a Sibutramina é o mais polêmico. Dotada de efeitos colaterais graves, a Sibutramina é proibida em diversos países do mundo e no Brasil tem seu uso muito restrito, precisando de receita especial para ser prescrita. Sua ação é no cérebro, inibindo a vontade de comer. Seus resultados são muito bons e rápidos na maioria dos casos, mas infelizmente efeitos como aumento da pressão, taquicardia, palpitação, vasodilatação, xerodermia, insônia, náuseas, alterações oculares e mais podem acontecer. Cabe ao médico avaliar os prós e contras em cada caso, sendo restrito apenas para casos graves em que a perda de peso vá comprometer mais a saúde do indivíduo do que o risco de desenvolver ou potencializar outras doenças pela introdução dos medicamentos para emagrecer. Há casos de mortes relacionados a Sibutramina e surtos psicóticos.

Quem não deve tomar são pessoas hipertensas, quem ingere bebida alcoólica, distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, gravidez, suspeita de gravidez, lactantes, pessoas em tratamento com outros medicamentos como IMAO e outros casos. Antes da introdução de medicamentos para emagrecer, o médico deverá tentar por no mínimo 6 meses a mudança no estilo de vida.

TURBO XTREME BLACK Secador de Gordura Natural
Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Grazielle Dias cursou moda na IED BRASIL no Rio de Janeiro, morou 2 anos em Milão na Itália quando seus pais foram transferidos para presidir uma multinacional e hoje trabalha com artigos voltados para o publico feminino com dicas de moda e tudo que faça parte do mundo feminino. Mais deste autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *