Óleo de Coco Benefícios e Exageros

Saiba mais sobre o óleo de coco, suas prioridades, como usar e quais são os benefícios que ele oferece para o corpo e saúde.


O óleo de coco é um dos ingredientes mais utilizados por quem quer seguir uma vida saudável e há muitas razões para isso.

Entre suas qualidades está o fato de ser utilizado em processos de frituras e cozimento sem perder suas propriedades quando superaquecido.

Sem se transformar em gordura trans, o óleo de coco é muito utilizado em receitas de dietas por ser uma gordura saudável e que será transformada rapidamente pelo organismo sem correr o risco de ficar acumulada na região da barriga.

Por muito tempo se falou que o óleo emagreceria, tanto que inúmeras marcas fizeram capsulas do produto para ajudar quem desejava perder peso. Mas será que o óleo de coco emagrece? Veja estas e outras perguntas sobre o produto respondidas neste artigo.

Benefícios do Óleo de Coco Para Saúde

Ainda não há consenso médico sobre os benefícios do óleo de coco para a saúde, mas muitos nutrólogos e nutricionistas assim que de fato há uma série de vantagens conquistadas com o consumo deste produto, desde que seja um óleo virgem.

Benefícios do Óleo de Coco

Entre os benefícios podemos citar:

  • Melhora da imunidade – por ser um alimento formado por triglicerídeos de cadeia média, ao chegar no estômago o óleo de coco se transforma em monolaurina que é um antibactericida, antifúngico e antiviral que melhora a sua imunidade;
  • Ajuda a perder peso – O fígado consegue transformar o óleo de coco em energia rapidamente, evitando assim que a gordura se acumule no corpo. Mas é preciso deixar claro que o óleo só fará resultado se estiver associado com uma alimentação saudável e exercícios físicos;
  • Previne o envelhecimento precoce – O óleo de coco natural é rico em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E que agem impedindo o envelhecimento precoce das células;
  • Rico em vitaminas e mineiras – Ingredientes importantes para se ter uma boa saúde;
  • Melhora o colesterol – Substituir o óleo de cozinha por óleo de coco no preparo das refeições ajuda a diminuir o LDL, colesterol ruim, e a elevar o HDL, colesterol bom.

Óleo de Coco Faz Mal?

Recentemente uma reportagem assinada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) (folha.com/no1872436) ganhou repercussão na mídia atestando que o óleo de coco não traz benefícios para a saúde.

A matéria dizia que o consumo desse produto é “febre do momento” e indicou que o consumo faria mal. Outras entidades já haviam advertido que o produto não emagrece e as notas geraram grandes dúvidas do público que já consome o produto.

O médico Dr. Barakat, (barakat.vidasaudavel no Facebook) famoso por estimular a alimentação saudável, saiu em defesa do produto e mostrou pesquisas internacionais que mostram que o produto é bom para a saúde e que não deve ser usado como único ingrediente para a perda de peso.

“O óleo de coco contém ácidos graxos de curta e de média cadeia, que são mais difíceis para o nosso corpo converter em gordura armazenada. Por isso, possui propriedades que auxiliam na manutenção do organismo e controle de peso”, escreveu o médico.

Muitas pessoas consome o óleo de coco sem se preocupar com a alimentação saudável e a prática de exercícios que são os únicos caminhos indicados para a perda de peso. Consumir as capsulas ou trocar o óleo de cozinha por este produto irá auxiliar o processo de emagrecimento, mas jamais será o único responsável.

Vinagre de Maçã e seus Benefícios para a Saúde

“Você só conquistará saúde e qualidade de vida quando compreender que Trata-se de um conjunto (os 4 pilares): alimentação, exercícios, controle do sono e estresse; equilíbrio corpo, mente, espírito”, explica o médico.

Ele descarta também que o consumo do óleo de coco faz mal para a saúde, pois trata-se de um produto vegetal nutritivo que é consumido há milhares de anos.

Como Consumir o Óleo de Coco

O óleo de coco pode ser consumido diariamente ao ser utilizado no preparo de alimentos (para cozimento, frituras e até tempero de saladas) e até mesmo como adoçante para cafés, uma prática comum em quem pratica atividades físicas e quer acelerar o metabolismo.

Não há contraindicações no uso desse produto desde que ele seja um óleo extravirgem, podendo ser consumido por homens, mulheres e até crianças.

Contudo, é preciso deixar claro que o produto não deve ser consumido como um remédio, pois ele é um alimento. Tomar as capsulas em altas dosagens pode ser perigoso por conta das gorduras saturadas. Evite o consumo excessivo desse produto em capsulas.

Óleo de Coco na Pele e no Cabelo

A nota da Abran condenou o uso do óleo de coco como antibactericida, ou seja, descarta a eficiência dele para ser aplicado diretamente em feridas.

Mas quem está ligado no mundo da beleza sabe que o óleo de coco é o produto milagroso que consegue recuperar cabelos danificados, promovendo nutrição e regeneração nos fios, além de dar maciez e brilho.

Na pele do rosto o produto também é utilizado para remover maquiagens, principalmente máscaras à prova d’água. Além de ser usado também para hidratar a pele.

Dicas e Cuidados Sobre o Óleo de Coco

Como todo alimento, é preciso identificar a procedência do óleo de coco. Há muitas empresas hidôneas que fabricam e comercializam este alimento em farmácias de manipulação, casas de produtos naturais e até em supermercados. Mas lembre-se de escolher sempre o óleo extravirgem.

Outra dica importante é verificar a data de validade do produto, mantendo assim todas as propriedades e nutrientes do alimento. Nunca consuma produtos fora da validade.

Quem quiser pode fazer o óleo de coco caseiro, há muitas receitas que ensinam o preparo utilizando um coco fresco para fazer o óleo. Siga atentamente o passo a passo para garantir o processo de transformação da polpa do coco em óleo.

É importante dizer também que o óleo de coco extravirgem muda seu estado de líquido para sólido sempre que a temperatura do ambiente esfria. Isso não muda suas qualidades, ele pode ser aquecido que voltará ao estado líquido.

Consuma o óleo de coco no seu dia a dia no preparo das refeições, mas não deixe de levar uma vida saudável escolhendo alimentos naturais, consumindo até três litros de água por dia e fazem atividades físicas regulares para conseguir alcançar uma qualidade de vida melhor e ficar longe de doenças.

PRO BURN X Secador de Gordura Natural
Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Grazielle Dias cursou moda na IED BRASIL no Rio de Janeiro, morou 2 anos em Milão na Itália quando seus pais foram transferidos para presidir uma multinacional e hoje trabalha com artigos voltados para o publico feminino com dicas de moda e tudo que faça parte do mundo feminino. Mais deste autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *