Prevenir Doenças 7 Dicas para não Ficar Doente

Para prevenir doenças é preciso ter hábitos saudáveis. Top 7 dicas para ficar de bem com a saúde e proteger-se de algumas das principais doenças atuais


Muitas doenças comprometem e prejudicam a vida das pessoas, mesmo hoje em dia. Algumas muito frequentes de vez em quando podem se manifestar no organismo do ser humano, que pode estabelecer medidas para prevení-las. Veja agora 7 dicas para prevenir doenças.

1 – Lave Sempre as Mãos

Nossas mãos são muito sujas e necessitam de constante cuidado. Lave-as com água e sabão e use álcool gel antes das refeições para prevenir doenças. As bactérias provenientes do trato digestivo frequentemente são encontradas em mãos e unhas sujas.

Prevenir Doenças Lave as Mãos

Caso engolidas, geram diarreia, infecção intestinal e verminoses. É interessante ainda lavar muito bem os alimentos antes de ingerí-los, beber água apenas filtrada ou fervida e ser higiênico.

2 – Faça Exercícios Físicos Regularmente

Movimentar o corpo é a solução par uma série de distúrbios do organismo. Melhora no controle do diabetes e da pressão alta, ajuda a prevenir doenças como a obesidade, diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, melhora a função cardíaca e cerebral, previne varizes, aumenta o bom humor, fortalece a musculatura e muito mais.

Prevenir Doenças Faça Exercícios Físicos

É necessário que antes de se matricular numa academia ou fazer exercícios físicos por conta própria haja a avaliação por um médico da capacidade individual de realizar atividades, já que cardiopatas e outras limitações inspiram cuidados.

3 – Tenha uma Alimentação Balanceada

Abuse das frutas, legumes e verduras. Os alimentos naturais trazem muitos benefícios para a saúde global do organismo, prevenindo doenças cardíacas, obesidade, dislipidemia, além de melhorar o aspecto da pele e do cabelo.

Boa Alimentação para Prevenir Doenças

A alimentação variada diminui as chamadas carências nutricionais, quando algum elemento (vitamina por exemplo) está em falta no organismo. Sem alimentos industrializados, diminuem as chances de câncer e auxiliam prevenir doenças súbitas como ataque cardíaco.

4 – Use Preservativo

As DST’s estão com tudo, sendo transmitidas tanto nas relações hetero e homossexuais. Prevenir-se com a camisinha é diminuir as chances de se infectar por doenças como gonorréia, sífilis, HIV, hepatite C, hepatite B e outras.

Use Preservativos para Prevenir Doenças

Para prevenir doenças, não é indicado o uso de métodos como anticoncepcional, DIU ou vasectomia. Estes são usados para impedir apenas a gestação.

5 – Vá Sempre ao Médico e Faça Exames de Rotina

As mulheres devem estar atentas para fazer anualmente a mamografia (a partir dos 40 anos), preventivo regular e os demais exames solicitados pelo ginecologista para prevenir doenças. A incidência de câncer de colo de útero por HPV vem aumentando sobretudo a partir de agora em que as mulheres estão tendo cada vez mais cedo contato com este vírus.

Exames Médicos Ajudam a Prevenir Doenças

Os homens a partir de certa idade também devem se submeter ao exame de próstata, importante para a ocorrência de câncer nesta população. Com um acompanhamento de rotina, fica muito mais fácil descobrir doenças em suas fases iniciais, aumentando as chances de cura e impedindo suas complicações.

6 – Não Fume

Os vícios não combinam com uma vida saudável, principalmente quando estamos falando de tabagismo. O cigarro contém dezenas de substâncias nocivas a saúde do indivíduo, gerando dependência a droga e uma série de riscos como desenvolvimento de câncer de pulmão, laringe, língua, boca, e em outros locais, além de doença pulmonar obstrutiva crônica, glaucoma, endurecimento das artérias e aparecimento de aterosclerose.

Evite Fumar para Prevenir Doenças

O álcool em excesso pode gerar repercussões tão significativas como o tabaco, podendo chegar a evolução de cirrose hepática, quando o fígado fica todo nodular, destruído principalmente pelo consumo de bebida alcoólica. A dica é prevenir doenças abolindo o fumo principalmente.

7 – Evite o Stress Curta Algum Hobby

O stress não combina com uma vida saudável. Quem quer prevenir doenças precisa estar seguro de si, esquecer dos problemas e ser otimista.

Uma Boa Diversão Ajuda a Prevenir Doenças

Não deixe que as situações do dia a dia prejudiquem sua saúde, já que o stress pode afetar o estado psicológico e promover ansiedade, por exemplo. E as consequências também saem do âmbito psíquico e se manifestam na forma física, como num infarto ou vários outros problemas de saúde.

Procure fazer algum Hobby que lhe faça feliz, isso lhe ajudará e muito e evitar diversas doenças.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Grazielle Dias cursou moda na IED BRASIL no Rio de Janeiro, morou 2 anos em Milão na Itália quando seus pais foram transferidos para presidir uma multinacional e hoje trabalha com artigos voltados para o publico feminino com dicas de moda e tudo que faça parte do mundo feminino. Mais deste autor.
  • alice vitoria e danielly

    regras como podemos evitar a penamunia e etc e coisas saudaveis para comer ne uma dieta leve.como faz para evitar doenças graves tipo penamunia e diabeta e cancer etc que faz tao mal e higiene para casa em todos os comodos e tambem na comida e outro objetos tipo computer e etc obrigado por atender nossos recados tchau