Rinoplastia Cirurgia no Nariz Dicas e Cuidados

Rinoplastia é uma cirurgia muito feita no mundo todo. Veja um pouco mais sobre o preparo, a idade necessária para fazer a cirurgia, os riscos e funções.


A Rinoplastia é uma cirurgia plástica muito frequente no Brasil e no mundo. O órgão em questão é o nariz, que frequentemente causa insatisfações em determinadas populações por ter um padrão estético muito difícil de ser atingido por algumas pessoas.

Quem determina o formato do nariz da pessoa é a genética, ou seja, famílias com narizes grandes ou grossos tendem a perpetuar a característica para as próximas gerações.

Outro fator que influencia no formato do nariz é a ocorrência de traumatismos na região, que é bem frequente

As cirurgias plásticas são indicadas em sua grande maioria para pessoas maiores de 18 anos, com a exceção de algumas como a Rinoplastia, que pode ser feita em crianças a partir dos 13 anos de idade. Aqui você conhecerá um pouco mais sobre a Rinoplastia. Confira!

Funções da Rinoplastia

Entre as diversas funções da Rinoplastia estão a correção do nariz que é muito alargado no dorso, muito grande em relação às estruturas adjacentes da face, perfil do nariz, ponta arrebitada, caída, ou grande, e também deformidades entre as narinas e desvios.

Rinoplastia Cirurgia no Nariz

Muitas vezes a cirurgia é apenas estética, tratando-se de um problema de auto-estima que pode ter comprometido sua relação com a sociedade desde muito cedo, sobretudo na infância e adolescência.

É uma cirurgia que deve ser feita em pacientes não fumantes, que tenham expectativas reais do resultado final e que tenham a idade apropriada para se submeter ao procedimento, sendo é claro uma pessoa saudável.

Conversando com o Cirurgião Plástico

O médico responsável pela Rinoplastia é o cirurgião plástico, que deverá ser informado sobre principais expectativas que a pessoa têm do tratamento, além do estilo de vida da pessoa, relatar alergias, procedimentos outros, uso de medicamentos, etc.

O cirurgião terá a responsabilidade de fazer o exame físico antes de tudo, solicitar exames, fazer marcações no rosto, fotografá-lo e principalmente conversar sobe o resultado final.

Muitas vezes o que se espera na chegada da consulta é tecnicamente impossível ou inviável, o que será tratado da melhor maneira possível.

Etapas da Rinoplastia

Primeiro vem o preparo para a cirurgia. Podem ser usados a anestesia geral e sedação venosa, em que o paciente estará confortável e dará segurança para o médico realizar o procedimento cirúrgico sem interferências.

A incisão é feita numa parte da narina em que não fique visível a posterior cicatriz, sendo muito usada uma região chamada columela ou dentro da narina. Para remodelar a narina, deve-se usar algum tipo de enxerto no caso de um órgão pequeno e que deva ser aumentado.

Geralmente a cartilagem é retirada do próprio septo nasal, ou da região da orelha, podendo ainda ser obtido das costelas em raras situações.

Depois de todos estes passos, é hora de corrigir o desvio de septo, que atinge a muitas pessoas e pode ser o motivo da Rinoplastia.

Mas, do que de trata Rinoplastia?

As vezes as pessoas nascem com o septo nasal entortado, ou com alguma estrutura intranasal saliente, o que compromete a respiração devendo ser corrigido para prevenir complicações futuras.

O resultado da Rinoplastia pode ser visto logo após a cirurgia, embora os inchaços possam persistir por até um ano e inicialmente se use um tampão muito incômodo. O remodelamento fino do nariz poderá ser percebido gradualmente.

Riscos da Cirurgia

Toda cirurgia possui riscos, uns mais graves do que outros. Na Rinoplastia temos situações como infecções, presença de inchaços prolongados, cicatrização desfavorável, hematomas, dor prolongada, riscos cardiovasculares e pulmonares, perfuração do septo nasal, riscos anestésicos e outros.

Cabe a pessoa estar muito bem informada quanto a formação do cirurgião e escolher um serviço sério e de confiança. Vale a pena procurar indicações com amigos e profissionais da área.

TURBO XTREME BLACK Secador de Gordura Natural
Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Grazielle Dias cursou moda na IED BRASIL no Rio de Janeiro, morou 2 anos em Milão na Itália quando seus pais foram transferidos para presidir uma multinacional e hoje trabalha com artigos voltados para o publico feminino com dicas de moda e tudo que faça parte do mundo feminino. Mais deste autor.

1 Comentário para "Rinoplastia Cirurgia no Nariz Dicas e Cuidados"

  1. A minha prima fez uma cirurgia estética no nariz, porque achava desproporcional ao restante do seu rosto. Ela fez a rinoplastia na Montenegro Cirurgia Plástica e o resultado ficou maravilhoso! Toda a família e os amigos adoraram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *