Varizes Causas, Tratamentos e Complicações

Varizes são incômodas e podem sérios problemas para quem não busca um tratamento adequado para seu problema, aqui você tem diversas dicas sobre Varizes...


As varizes são veias que perdem o seu formato original e ficam tortuosas e sobressalentes, causando prejuízo de função do vaso e uma série de complicações que precisam ser tratadas.

As mulheres têm muito mais varizes do que os homens e pessoas mais velhas muito mais do que as mais jovens.

Embora os vasos túrgidos que podemos ver nos membros inferiores indiquem a presença de problemas nas veias, sua ausência não quer dizer que isto não ocorra.

Já que as varizes correspondem apenas aos vasos mais superficiais da periferia dos membros inferiores (próximos a pele).

Também há dilatações e tortuosidades em veias mais profundas, que também precisam de cuidado.

Causas das Varizes

As causas totais ainda não são totalmente compreendidas. Sabe-se que a predisposição familiar é um fator muito forte no desenvolvimento de varizes, assim como os maiores índices nas mulheres, sobretudo pelos hormônios femininos que prejudicam a parede dos vasos favorecendo o problema.

Comumente quem fica na mesma posição por muito tempo tende a desenvolver uma resistência ao retorno venoso, resultando em estase (parada) na circulação de volta ao coração, acumulando-o nas pernas e pés.

As varizes podem se desenvolver ainda por conta de obesidade e sedentarismo, condições que facilitam o desenvolvimento de uma série de outras doenças sistêmicas.

Tratamento das Varizes

Para tratar as varizes, deve-se induzir a correta circulação do sangue, evitando ficar muito tempo na mesma posição, usar um saltinho leve e usar meias de compressão que facilitam a subida do sangue.

Varizes Tratamento

Comumente as pessoas adotam as aplicações como método comum de tratamento de varizes, que é a introdução de substâncias nestes vasos que promovem sua inflamação e reabsorção. Quem deve fazer este tipo de procedimento é o médico angiologista (que cuida da saúde dos vasos).

Outro método é o laser, que esquenta o sangue e faz com que ele queime o vaso. Embora possa parecer menos doloroso que as aplicações com agulha, os lasers também causam certo desconforto a cada emissão.

Ainda hoje o método mais eficaz para tratamento de varizes é a cirurgia, que traz o benefício estético como principal atrativo.

Métodos Alternativos para Tratar Varizes

O tratamento de varizes pode ainda ser feito a partir de outros métodos, semelhantes aos apresentados até aqui, porém com o empecilho de manchas que podem surgir.

Aplicação com espuma e aplicação de uma fibra que vai queimando os vasinhos são exemplos disto. A radiofrequência queima a vei por dentro da pele.

O angiologista está apto a orientar cada caso para que paciente e médico cheguem a um acordo quanto a medida a ser tomada no caso das varizes, já que cada tratamento tem um valor diferente, pontos positivos e negativos que devem ser pensados em conjunto, principalmente pela disponibilidade destas técnicas não estar disponível em qualquer consultório.

Exercícios para Tratar Varizes

Há uma certa controvérsia em relação aos exercícios de explosão muscular, já que a pressão aumentada no abdome pode agravar o problema por concentrar sangue nos músculos dos membros inferiores e complicar varizes.

Porem, não é uma regra parar de fazer musculação. O que é consenso são as melhoras obtidas pelas atividades físicas aeróbicas, tais como corrida e caminhada, pois fortalecem a função da panturrilha em “bombear” o sangue das pernas.

As mulheres com predisposição devem procurar auxílio profissional antes de começar o tratamento por conta própria ou interromper alguma prática esportiva que pode ser irrelevante no tratamento dependendo do caso.

Complicações das Varizes

Geralmente há dor local e edema (inchaço) nas pernas. A partir daí podem surgir machucados nesta região (úlceras) que podem infectar e gerar muita preocupação, sobretudo por este tipo de complicação ser mais comum em idade mais avançada.

Não raramente observamos manchas na pele e certamente prejuízo da auto-estima. Uma vida saudável é recomendada como prevenção das varizes, exercícios físicos e medicamentos receitados sob prescrição médica.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Grazielle Dias cursou moda na IED BRASIL no Rio de Janeiro, morou 2 anos em Milão na Itália quando seus pais foram transferidos para presidir uma multinacional e hoje trabalha com artigos voltados para o publico feminino com dicas de moda e tudo que faça parte do mundo feminino. Mais deste autor.