Documentos para Viajar de Avião no Brasil

Veja a lista de documentos para viajar de avião que são obrigatórias para viagens nacionais e internacionais como RG, passaporte e autorização para crianças

Saber quais sãos os documentos para viajar de avião são importantes para quem vai fazer uma viagem nacional e internacional.

Cada vez mais brasileiros passam a realizar o sonho de fazer viagens incríveis de avião e conhecer um pouco sobre as recomendações te ajuda a se preparar melhor para o embarque, evitando problemas e transtornos como o ser impedido de entrar no avião.

Por isso vamos falar sobre os documentos obrigatórios para os brasileiros que irão andar de avião, assim você aprenderá o que deve ter em mãos na hora do embarque.

Quais Documentos Para Viajar Eu Levo?

Fazer as malas e preparar a bagagem é a etapa mais difícil de quem se prepara para uma viagem. Mas além de separar roupas, sapatos e outros produtos de sua escolha, é importante levar uma mala de mão com documentos.

Ao chegar no aeroporto com antecedência, é preciso ter em mãos alguns documentos sem os quais não será possível embarcar.

Para viagens nacionais é importante levar um documento de identificação. Ele pode ser:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CHN, modelo com foto);
  • Passaporte Nacional;
  • Carteira Profissional;
  • Certidão de Nascimento (para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos);
  • Carteiras Profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais.

Já os documentos para viajar de avião para outro país são: um passaporte (para adultos e crianças) e a criança ou adolescente que viajar estiver acompanhada de seus genitores precisa ter uma autorização escrita e assinada pelo genitor que não estiver presente.

Documentos para Viajar

Por isso fique atento e faça um check-list antes de sair de casa para não precisar voltar e acabar perdendo o voo. Com esses documentos providenciados antes do embarque, tudo ficará mais simples na hora de entrar no avião.

Onde Emitir o Passaporte e Como Tirar o Visto

Viagens internacionais que exigem o passaporte fazem com que o brasileiro preciso ir até a Receita Federal para emitir este documento.

Para requerer este documento é preciso solicitar a emissão através da internet e fazer o pagamento da taxa, para então comparecer ao posto da Polícia Federal mais próximo de sua residência levando a documentação que é exigida (documentos de identificação e CPF).

O passaporte é importante para entrar em diversos países, com exceção de alguns como os países da América do Sul e Caribe que exigem apenas um documento de identidade como os documentos para viajar de avião.

Para esses países que exigem o passaporte também é preciso conseguir na Embaixada do país de destino o visto, que é a autorização para entrar no país. Sem ele é possível que você seja deportado assim que sair do avião.

Por isso não deixe de aprontar todos os documentos para viajar de avião e o visto com o máximo de antecedência para não perder a viagem.

Sobre vistos ainda é preciso dizer que há vistos diferentes para turismo, para intercâmbios, para trabalho e para imigração. Veja os trâmites para conseguir o visto de seu interesse na embaixada do país de destino aqui no Brasil.

Dicas de Documentação e Embarque no Avião

Quem comprar pacotes de viagens em agências de turismo pode ter o suporte para emitir todos esses documentos como passaporte e tirar o visto. O mesmo vale para empresas de intercâmbio que ajudam seus alunos e conseguirem o visto de estudante.

Quem vai viajar por conta pode acessar os sites da Polícia Federal ou da Embaixada do país de destino para saber tudo o que você precisa levar para tirar o passaporte e o visto.

Apronte todos esses documentos com antecedências e os leve em uma bolsa de mão para facilitar a entrega destes quando você estiver no aeroporto.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Marcos Aurelio nasceu em Chapecó Santa Cataria e hoje mora em Caxias do Sul no Interior do Rio Grande do Sul, onde aprendeu a torcer para o Juventude e uma das suas maiores alegrias foi em 1999 quando o time foi campeão da Copa do Brasil. Mais deste autor.