Home Carros e Motos Como Pagar IPVA Parcelado no Detran

Como Pagar IPVA Parcelado no Detran

Escrito por Marcos Aurelio 15 de Março de 2015

Todos os anos os donos de automóveis podem escolher como pagar IPVA tendo duas opções: quitar a dívida de uma só vez ou efetuar o parcelamento da conta.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma cobrança feita pela Secretaria da Fazenda de cada estado, ficando a cargo deles definir as condições de pagamento.

Apesar de poder criar suas próprias regras de como pagar IPVA, a maioria dos estados adota essas duas formas de pagamento deixando que o condutor escolha a forma que fica melhor em seu bolso.

Qual é a Melhor Forma de Pagar o IPVA

Independentemente do Estado onde você esteja, a forma como pagar IPVA será sempre a mesma, o que pode variar é a quantidade de parcelas permitida ou o percentual do desconto para quem efetuar o pagamento em apenas uma parcela.

O IPVA chega sempre no começo do ano junto com algumas outras contas que pesam no orçamento do brasileiro como o Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU), para que mora nas cidades, ou Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), para quem mora em áreas rurais, além de matrículas em escolas, material escolar e outros débitos.

Pagar IPVA Parcelado

Somando essas contas o contribuinte pode definir se fica melhor escolher como pagar IPVA pensando no dinheiro que ele tem no bolso. Se o valor do IPTU for maior do que cabe no seu orçamento, o pagamento parcelado é a melhor escolha. Caso o desconto oferecido seja bom e o cidadão tiver o dinheiro completo do imposto, o pagamento em parcela única será a opção escolhida.

Onde Pagar o IPVA

A dúvida de muitos cidadãos e sobre como pagar IPVA parcelado no Detran, porém o boleto desse imposto pode ser pago em qualquer banco, desde que esteja dentro do prazo estabelecido pelos estados.

Nem mesmo quando o IPVA está atrasado esse pagamento é feito no Departamento de Transito, sendo negociado e parcelado somente junto a Secretaria da Fazenda de seu estado.

Se você está com o IPVA atrasado e quer saber como pagar através de uma negociação saiba que este acordo pode ser feito diretamente no site da Secretaria de Fazenda do seu estado e que muitas delas possuem a opção de parcelar diretamente pela internet.

Consulte a secretaria do seu estado e veja como realizar esse procedimento. Agora se o seu IPVA ainda está no prazo de pagamento, veja como pagar IPVA lendo as instruções do boleto que foi enviado e não perca o prazo para não pagar juros e multas.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário