Home Dinheiro e Serviços Nota Fiscal Avulsa Eletronica Como Funciona

Nota Fiscal Avulsa Eletronica Como Funciona

Escrito por Grazielle Dias 26 de Abril de 2015

A Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) é um documento emitido por pessoas não obrigadas a emitirem documentos fiscais como a Nota Fiscal Eletrônica. Geralmente são prestadores de serviços ou comerciantes cadastrados em programas como o MEI que são desobrigados a oferecerem nota fiscal da venda de produtos ou serviços.

Por ser um documento digital, a Nota Fiscal Avulsa substitui as notas impressas e oferecem diversos benefícios como a facilidade de ser armazenada eletronicamente e por ser emitida diretamente na prefeitura.

Mas para poder emitir esse documento o empresário ou microempresário deve se cadastrar para ter acesso ao sistema de sua cidade para a emissão da Nota Fiscal Avulsa.

 Como Se Cadastrar Para Emitir Nota Fiscal Avulsa Eletronica

A Nota Fiscal Avulsa Eletrônica é um serviço relativamente novo, muitos empreendedores ainda não possuem o cadastro necessário para imiti-las. Para isso é necessário entrar em contato com a prefeitura de sua cidade para se cadastrar.

O credenciamento é totalmente eletrônico, mas há casos onde o empresário tem que se deslocar até o posto de atendimento para liberar a senha. No cadastro o empreendedor deve fornecer todas as informações necessárias, desde nome, RG, endereço até os serviços que são prestados e o tipo de recolhimento que é feito dessas notas.

Saiba Consultar Créditos da Nota Fiscal Paulista

Inscritos em programas como o MicroEmpreendor Individual (MEI), por exemplo, se cadastram sem preencher a porcentagem do ISS pois é um valor já retirado cobrado na guia de recolhimento mensal.

Saiba Como Funciona a Nota Fiscal Goiana

É preciso prestar atenção neste cadastro para não gerar guias de pagamento de ISS sem que seja necessário. Em caso de dúvidas peça ajuda para um contador ou entre em contato com a prefeitura para esclarecer como deve ser o preenchimento.

Nota Fiscal Avulsa Eletronica

 

Ao gerar o acesso, você poderá começar a emitir Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para os clientes que assim necessitarem, lembrando que a emissão não é obrigatória.

Dicas e Cuidados Para o Credenciamento

Algumas secretarias da Fazenda oferecem algumas dicas importantes para quem vai emitir Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, essas prefeituras oferecem informações sobre o credenciamento falando sobre os benefícios que este tipo de nota fiscal oferece como a redução de custos e a eliminação de erros de digitação, uma vez que o empresário pode cadastrar seus clientes e emitir a nota sem precisar preencher os dados todos os meses.

Outra vantagem é poder conferir as informações da nota antes de emiti-la, um serviço moderno onde o empresário pode cancelar e efetuar novas anotações até que elas estejam corretas. E em caso de ter que cancelar a nota, o processo é bem simples e não vai gerar custos extras.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário